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dc.creatorSouza, Fabiano Araújo de
dc.date.accessioned2018-02-23T18:30:25Z
dc.date.available2018-02-23T18:30:25Z
dc.date.issued2017-12-28
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1452
dc.description.abstractThe present work has the objective of evaluating the impact of the technical training and professional training of graduates of the Rio Grande do Norte military firefighter training in the classes of the Training Course of Soldiers of 2007, 2009 and 2012. To reach this purpose was used the theoretical model proposed by Lima (2016) covers three variables: Impact of Training in Work, Behavior and Organizational Citizenship and Professional Development. This is an exploratory research with a descriptive approach and adopted the case study procedure, using the questionnaire application to the graduates of the Soldiers Training Courses using as a technique of analysis the descriptive statistics to obtain primary data for perceptions of the impact of the training. These data revealed that the egresses regarding the Impact of training in the Work perform satisfactorily their tasks; with respect to Organizational Behavior and Citizenship, have shown that they are divided, but are willing to help a colleague when he or she has such a need, and Professional Development also has a satisfactory result. As a conclusion the research revealed that the Courses prepare satisfactorily the graduates for the performance of the institutional functions, but they need to give a better attention to the disciplines of an operational nature, which are directed directly to the purpose of the institution and to abandon old traditions military, such as cleaning, organization of cabinets and bedding and individual presentation, which is part of the discipline of Regulations and Continencies, which is more focused on the aspect of militarism.pt_BR
dc.description.sponsorshipFUNCERNpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTreinamento.pt_BR
dc.subjectFormação de soldados.pt_BR
dc.subjectImpacto do treinamento no trabalho.pt_BR
dc.titleFormação profissional do soldado bombeiro militar do Rio Grande do Nortept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDcunhapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Abdon
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0207885895229580pt_BR
dc.contributor.referee1medeiros, Gerda
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6200316595995035pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Jassio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6332747005450345pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo avaliar o impacto no trabalho da formação técnica e profissional dos egressos do treinamento bombeiro militar do Rio Grande do Norte das turmas do Curso de Formação de Soldados de 2007, 2009 e 2012. Para chegar a esse propósito foi utilizado o modelo teórico proposto por Lima (2016) que abarca três variáveis: Impacto do Treinamento no Trabalho, Comportamento e Cidadania Organizacional e Desenvolvimento Profissional. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem descritiva e adotou o procedimento de estudo de caso, utilizando-se da aplicação de questionário aos egressos dos Cursos de Formação de Soldados usando como técnica de analise a estatística descritiva para a obtenção de dados primários para se estabelecer a percepção do impacto do treinamento. Esses dados revelaram que os egressos quanto a variável Impacto do treinamento no Trabalho realizam de modo satisfatório suas tarefas; quanto à Comportamento e Cidadania Organizacional demonstraram estarem divididos, mas se prontificam em ajudar a um colega quando este apresenta tal necessidade e, quanto Desenvolvimento Profissional também obteve um resultado satisfatório. Como conclusão a pesquisa revelou que os Cursos preparam de forma satisfatória os egressos para o desempenho das funções institucionais, mas precisam dar uma melhor atenção a disciplinas de cunho operacional, as quais são voltadas diretamente para as atividades fins da instituição e deixar de lado antigas tradições militares, como por exemplo faxina, organização de armários e roupas de cama e a apresentação individual, que faz parte da disciplina de Regulamentos e Continências, a qual é mais voltada ao aspecto do militarismo.pt_BR


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