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dc.creatorBulcão, Jeanne da Silva Barbosa
dc.date.accessioned2018-02-21T13:33:36Z
dc.date.available2018-02-21T13:33:36Z
dc.date.issued2017-12-19
dc.identifier.citationBULCÃO Jeane da Silva Barbosa. Uma análise curricular das disciplinas de algoritmo e lógica computacional em cursos de licenciatura em informática e computação. 2017. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1438
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de informáticapt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectLógica computacionalpt_BR
dc.subjectLicenciatura em informáticapt_BR
dc.subjectcurrículopt_BR
dc.titleUma análise curricular das disciplinas de algoritmo e lógica computacional em cursos de licenciatura em informática e computaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8447240087585172pt_BR
dc.contributor.advisor1Campos Neto, Edmilson Barbalho
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757325848359241pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Moreira, Keila Cruz
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6386073172746976pt_BR
dc.contributor.referee1Campos Neto, Edmilson Barbalho
dc.contributor.referee2Moreira, Keila Cruz
dc.contributor.referee3Macedo, Valcinete Pepino de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3690983100643484pt_BR
dc.contributor.referee4Lopes, Alba Sandyra Bezerra
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530210583057739pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA disciplina de algoritmo é um componente curricular dos cursos da área de Computação onde são apresentados os conceitos básicos da lógica de programação. Sendo um dos componentes importantes para a continuidade dos discentes no curso, por vezes possui singularidades quanto ao ensino e a aprendizagem dos conteúdos. Os cursos de Licenciatura e de Bacharelado na área de Computação costumam serem alvos de problemas de evasão e reprovação nessas disciplinas e em outras semelhantes. Há na literatura inúmeros trabalhos acadêmicos que relatam dificuldades no ensino desses componentes, bem como apresentam estratégias e metodologias para melhorar o ensino dessas disciplinas. Entretanto, grande parte desses trabalhos limitou-se a investigar aspectos relativos à prática dos docentes, não considerando dimensões do currículo tais como período de oferta, carga horária e conteúdos abordados; aspectos estruturais dos programas de disciplinas que contribuem no planejamento e nas metodologias utilizadas pelos docentes em sua regência em sala. Nesse sentido, este trabalho aborda questões do ensino de algoritmo, a partir da perspectiva curricular, mediante a condução de dois estudos: (i) um mapeamento curricular dos cursos presenciais de Licenciatura em Informática e Computação de todo o Brasil e (ii) uma avaliação dos programas atuais das disciplinas de algoritmo e de lógica computacional no curso de Licenciatura em Informática no IFRN. Essa avaliação busca identificar o quão diferenciado é o programa de disciplina dos componentes de algoritmo e de lógica computacional em relação à realidade encontrada no cenário nacional e as perspectivas de ensino e aprendizagem de docentes e discentes do curso. Como resultados, identifica-se que a carga horária atual de 60 horas do programa de algoritmo e de lógica computacional é a mais recorrente nacionalmente e o período de oferta de algoritmo está associada à oferta de lógica computacional. Em relação a análise do programa dos componentes na visão discente e docente do curso, identifica-se que ambos os públicos possuem opiniões semelhantes quanto ao programa atual. Quanto aos conteúdos de algoritmo e de lógica computacional professores e alunos assumem opiniões próximas aos dados encontrados no cenário nacional quando optam por conteúdos como estruturas de fluxo de repetição e condicionais em detrimento a estruturas heterógenas e metalinguagem. Como consequência da pesquisa, propõem-se alterações no programa atual da disciplina de algoritmo do curso de Licenciatura em Informática do IFRN, tais como alteração no período de oferta de 2o para 1o período e carga-horária total da disciplina de 60 horas para 90 horas.pt_BR


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