Navegação por autor "Nascimento, José Mateus do"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 24
-
Aula de campo: procedimento de ensino-aprendizagem interdisciplinar no curso de licenciatura em Geografia do IFRN - Campus Natal Central
Dantas, George Luiz Carneiro; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8545747P1&tokenCaptchar=03AOLTBLRxEYT--QIOLpb38AgK0t7ZPk1OCa-G4Z4b0xy8rgDDH_ROl3rSnvchFeBxdBN0sTyyPOYb6vbyuQIYQRMSxXYT9ExX7x-R91oJVsovsCcUaDK2eWkQyi8KQCMJGkxdrnkc1HUwCasr1G8EPg07lbiEEb4fE86RRSV7RTO7dxrJVbCbnddPBsIypQY3HZBmzfrj2mS5hPROD0EEN2Vkq-WJuGV0Sj8PuPsaj6C5Rg4O2CR-bkrBm5nku5Jb7I1dl1FkgmB_ez1Lky4AR6dADGo95QKPV_0TvzrT_Ik2BVlSbQfttekzf-4xZAXt1u1iCMRrcphG8fl_jJGLRh7bdyyIWghvh0zDxAIY93qFhpaq6r4HzXM7c-sRUMydAH8knjQWIG31sksExfxm9jY-_z5Fut6c6XMIa48w3U1s-SIKY89HJ7yBIxy-97ZWW6_a5p6XR5kI4Sjo-n6VVv-DQTfz7RaMuQ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2019-12-17)In the Educational context, teaching-learning procedures are frequently discussed as a means of contributing to meaningful and critical teaching methods that will stimulate students’ interest in the lessons to be presented ... -
O currículo do Curso de Comércio - PROEJA do IFRN Campus Natal-Zona Norte: identificando avanços, analisando dificuldades
Andrade, Maria Adilina Freire Jerônimo de; http://lattes.cnpq.br/1754953938247812 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-03-16)The object of study of the present work is the curriculum of the course of Trade, PROEJA1 system, held in Natal Zona Norte campus. It is intended to do so by investigating the prescribed and concluded curriculum to this ... -
O curso de especialização em Proeja - Cefet/RN (2007) e suas relações na vida profissional e acadêmica dos concluintes
Cacho, Mylenna Vieira; http://lattes.cnpq.br/5604426085322960 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-06-13)ABSTRACT The National Program for the Integration of Professional Education, together with the Basic Education for Youth and Adult mode (PROEJA), established by the decree No. 5,840/2006, replacing the decree No. 5,478/2005, ... -
Diagnóstico rural participativo e plano de ações sustentáveis: o caso da comunidade indígena Catu
Filgueira, Paulo Victor da Silva; http://lattes.cnpq.br/7717794807165308 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2019-06-27)Strategies developed to improve the lives of people in indigenous communities have not worked when they are created without dialogue with these communities. For this reason, this research aims to analyze the living ... -
Ensino médio integrado e práticas pedagógicas integradoras: caminhos para a formação humana integral
Silva, Luzinete Moreira da; Melo, Ticiane Gonçalves Sousa de; Nascimento, José Mateus do (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2015) -
Ensino técnico profissionalizante no ensino técnico profissionalizante no centro de ensino de 2° grau professor Anísio Teixeira: uma análise histórica das práticas pedagógicas (1974 A 1985)
Costa, Antonio Max Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/6446532208962557 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-04-10)This dissertation deals with a historical analysis of the pedagogical practices of the Secondary Education Center Professor Anísio Teixeira, with a temporal cut in the years 1974-1985. Its specific objectives are to ... -
Ensino, pesquisa e extensão como possibilidades de realização do estágio de docência: relato sobre a atividade de pesquisa no NUPED - IFRN
Andrade, Maria Adilina Freire Jerônimo de; Cacho, Mylenna Vieira; Nascimento, José Mateus do; Paula, Joaracy Lima de (Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilSanta CruzIFRN, 2015-12-28)This paper sets up in an empirical and literature review research that aims to present as is the teaching of stage within the Masters in Federal Institute of Vocational Education of Education Science and Rio Grande do Norte ... -
Escola para os filhos dos outros: trajetória histórica da Escola Industrial de Natal (1942-1968)
Silva, Nina Maria da Guia de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0653806541583417 (Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoOutroUFRN, 2012-04-12)This paper presents a reconstruction of the historical trajectory of the Escola Industrial de Natal (Industrial School of Natal), in the period 1942 to 1968, based on the analysis of its cultural, social and pedagogical ... -
Estágio de docência na educação profissional: relato sobre atividade de pesquisa no NUPED - IFRN
Andrade, Maria Adilina Freire Jerônimo de; Paula, Joaracy Lima de; Nascimento, José Mateus do; Vieira, Mylenna (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2015) -
Formação de professores de língua espanhola no IFRN/CNAT: crenças de alunos sobre a disciplina de fonética e fonologia
Silva, Keilha Emanuele do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7980865905511121 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2022-09-30) -
A Geografia em livros didáticos da BNCC: análise das competências das ciências humanas e sociais aplicadas
Gomes, Maxwelder dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1348366328445270 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2022-12-22) -
História das práticas de formação contínua em serviço de docentes para a educação profissional no SENAC/RN (1950-2010)
Rodrigues, Joventina Firmina; http://lattes.cnpq.br/7139187665825329 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2022-02-17)This dissertation aims to reconstruct the history of in-service training practices for teachers of the National Service for Commercial Learning (SENAC) of Rio Grande do Norte from 1950 to 2010, having as specific goals: ... -
Início da carreira e saberes da docência na Educação Profissional e Tecnológica
Paiva, Samara Yontei de; http://lattes.cnpq.br/0942006830674289 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-08-28)In this study, we seek to understand how early career teachers in/of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the State of Rio Grande do Norte (IFRN) construct and value teaching knowledge. More ... -
A leitura do texto literário na formação dos sujeitos da educação profissional: circulação, uso e a formação leitora de alunos do Ensino Médio Integrado do IFRN – Campus Natal Central
Silva, Maria de Lourdes Teixeira da; http://lattes.cnpq.br/6666654581846315 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-08-26)El estudio muestra lal ectura del texto literario como un elemento importante en la formación integral del hombre y de los diálogos con el campo de la literatura, con los estudiantes de la Escuela Secundaria Integrada ... -
Metodologias e procedimentos de pesquisa em Educação e em Ciências Sociais
Nascimento, José Mateus do; Silva, Lenina Lopes Soares da (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilReitoriaIFRN, 2016) -
Políticas para a formação de professores no Brasil: em busca de indícios de sua articulação com a Educação Profissional
Silva, Maria do Socorro da; http://lattes.cnpq.br/0059110378589505 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-11-30)This research had the objective to investigate how the public policies for teacher education in Brazil were developed, searching for evidences of their articulation with the policies of teacher education for Vocational ... -
Políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência na educação profissional: ações e possibilidades no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Alencar, Ligyanne Karla de; http://lattes.cnpq.br/1058784388425443 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-05-18)This research is an analysis of inclusive education policies implemented in Brazil, with emphasis on the processes of inclusion of people with disabilities in the Professional Education at the Federal Network of Professional ... -
Probabilidade e estatística: uma análise acerca da abordagem no ensino médio público de Natal
França, Thaíse Suely de; http://lattes.cnpq.br/9112549353384575 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2018-09-24)The thematic of this work is the teaching of Probability and Statistics in High School. The objective is to investigate the approach taken to the study of Probability and Statistics in High School in the state schools of ... -
O professor da educação básica, técnica e tecnológica e seu desenvolvimento profissional docente: um estudo do IFRN Campus Natal Central
Freire, Juliana Kelle da Silva; http://lattes.cnpq.br/0892219980517900 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2018-12-06)Esta investigación objetiva investigar cómo los profesores del Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal - Central se desarrollan profesionalmente en su carrera, ... -
Quando engenheiros tornam-se professores: trajetórias formativas de docentes do curso de Engenharia Elétrica (IFPB/João Pessoa)
Silva, Silvia Helena dos SAntos Costa; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4394590J9 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2015-07-16)The creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs) in 2008 and its expansion, resulted in the hiring of a large quantity of graduates with degrees in Engineering, among others, to teach in ...