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dc.creatorSilva, Rosângela Araújo da
dc.date.accessioned2017-05-23T17:30:21Z
dc.date.available2017-05-23T17:30:21Z
dc.date.issued2016-11-16
dc.identifier.citationSILVA, Rosângela Araújo da. Inclusão social e permanência dos alunos advindos das políticas públicas no curso de licenciatura em Matemática no IFRN - Campus Santa Cruz. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2., 2016, Campina Grande. Anais... Campina Grande: [s.n.], 2016. p. 1-11.pt_BR
dc.identifier.issn2359-2915pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/985
dc.description.abstractThe purpose of this work is to present an analysis about the inclusion and permanence of the students who had access through the public policies of the quota system in the Degree Course in Mathematics in the Santa Cruz Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRN), this social inclusion is guaranteed by Law No. 12.711 / 12. The purpose of this study is to show how the institution follows the legislation ensuring inclusion, as well as examining the permanence of the students who were favored by this inclusive process. The methodology used is inserted in the field of qualitative and quantitative studies, resorting to the examination of official documents and their appreciation. The above mentioned course in its selective processes, offer 40 vacancies annually, after the above mentioned legislation, it has been that, 20 of these vacancies were defined for candidates from the Public School, of which, 10 vacancies are destined for the candidates who come from families with Income equal to or less than 1.5 minimum wage per capita. In this study we evaluated the admission classes from 2013 to 2016, and we observed that all started with the percentage of 25% of the students coming from the quota system, and currently among the students enrolled in the classes the percentage increased to 31.04% Students, considering all the difficulties of higher education. It is also important to explain that the institution develops actions in line with other public policies in order to remain in the classroom, enabling them to carry out teaching, research and extension activities. We can affirm that inclusive policies have satisfactory results, but not alone, because, making access possible can not be the only action to guarantee permanence, the inclusion mechanisms of students in Higher Education are very important and must be followed by actions of these to To stay successful.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofCongresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectSistema de cotaspt_BR
dc.titleInclusão social e permanência dos alunos advindos das políticas públicas no curso de licenciatura em Matemática no IFRN - Campus Santa Cruzpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.citation.issueIIpt_BR
dc.identifier.doi9d6bb7a7c322325365c3f735f832e8e5pt_BR
dc.description.resumoO propósito deste trabalho é apresentar uma análise sobre a inclusão e a permanência dos alunos que tiveram acesso através das políticas públicas do sistema de cotas no Curso de Licenciatura em Matemática no Campus Santa Cruz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), esta inclusão social é garantida pela Lei nº 12.711/12. O objetivo deste estudo é mostrar como a instituição segue a legislação assegurando a inclusão, bem como, examinar a permanência dos alunos que foram favorecidos por este processo inclusivo. A metodologia usada está inserida no campo dos estudos qualitativos e quantitativos, recorrendo-se ao exame de documentos oficiais e às apreciações destes. O referido curso em seus processos seletivos, oferta 40 vagas anuais, após a legislação supracitada, tem-se que, 20 destas vagas foram definidas para candidatos provenientes da Escola Pública, da quais, 10 vagas são destinadas para os candidatos que procedem de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita. Neste trabalho foram avaliadas as turmas ingressantes de 2013 a 2016, e observamos que todas iniciam com o percentual de 25% dos alunos provenientes do sistema de cotas, e atualmente entre os estudantes matriculados nas turmas o percentual elevou-se para 31,04% de alunos cotistas, considerando todas as dificuldades do ensino superior. É importante expor também que a instituição desenvolve ações em consonância com outras políticas públicas no intuito do formando permanecer em sala de aula, possibilitando que estes realizem as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Podemos afirmar que as políticas inclusivas têm resultados satisfatórios, porém não sozinhas, pois, possibilitar o acesso não pode ser a única ação para garantir a permanência, os mecanismos de inclusão dos alunos na Educação Superior são muito importantes e devem ser seguidos de ações destes para a permanência com êxito.pt_BR


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