Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Keyvilane Fernandes dos
dc.creatorNunes, Albino
dc.date.accessioned2016-05-24T13:04:59Z
dc.date.available2016-03-30
dc.date.available2016-05-24T13:04:59Z
dc.date.issued2016-03-30
dc.identifier.issn2236-2150pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/818
dc.description.abstractThe contemporary world is marked by great scientific-technological development achieved by humanity associated with the ethical, social and environmental problems. In this context, this paper aims to know how teachers in continuous training perception the STS approach and how they intend to use them in their pedagogical practices. The research problem arises from the need to understand how teachers scale the relations between scientific and technological development and ethical issues, social and environmental associated with it. A qualitative approach was adopted, in which we analyzed the responses of these teachers to the written assessment applied in STS discipline, of the Specialization Course in Education and Contemporaneity in IFRN/Mossoró. The results show that after the training, the teachers present theoretical notions about STS, but still find it difficult to implement this knowledge into their teaching practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCTSpt_BR
dc.subjectFormação Continuada de Professorespt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.titleDesafios para a adoção do enfoque CTS em práticas pedagógicas da educação básica: as percepções dos professorespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMossorópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage169pt_BR
dc.citation.epage190pt_BR
dc.identifier.doi0000-0002-3585-2137pt_BR
dc.description.resumoA contemporaneidade é marcada por grande desenvolvimento científico-tecnológico alcançado pela humanidade associado a problemas éticos, sociais e ambientais. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi estudar as percepções dos professores da educação básica, em curso de formação continuada, no que diz respeito aos estudos em CTS e, ainda, quais os desafios para a adoção desse enfoque em suas práticas pedagógicas. O problema de pesquisa surge da necessidade de entender como os docentes dimensionam as relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico e os problemas a ele associados. Como metodologia adotou-se uma abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as respostas dos citados docentes à avaliação escrita aplicada na disciplina CTS, do Curso de Especialização em Educação e Contemporaneidade do IFRN/Mossoró. Os resultados apontam que, após a formação, os docentes apresentam noções teóricas sobre CTS,pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples