dc.creator | Santos, Keyvilane Fernandes dos | |
dc.creator | Nunes, Albino | |
dc.date.accessioned | 2016-05-24T13:04:59Z | |
dc.date.available | 2016-03-30 | |
dc.date.available | 2016-05-24T13:04:59Z | |
dc.date.issued | 2016-03-30 | |
dc.identifier.issn | 2236-2150 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/818 | |
dc.description.abstract | The contemporary world is marked by great scientific-technological development
achieved by humanity associated with the ethical, social and environmental problems. In this context,
this paper aims to know how teachers in continuous training perception the STS approach and
how they intend to use them in their pedagogical practices. The research problem arises from the
need to understand how teachers scale the relations between scientific and technological development
and ethical issues, social and environmental associated with it. A qualitative approach was
adopted, in which we analyzed the responses of these teachers to the written assessment applied
in STS discipline, of the Specialization Course in Education and Contemporaneity in IFRN/Mossoró.
The results show that after the training, the teachers present theoretical notions about STS, but
still find it difficult to implement this knowledge into their teaching practices. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | CTS | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada de Professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.title | Desafios para a adoção do enfoque CTS em práticas pedagógicas da educação básica: as percepções dos professores | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Mossoró | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.citation.volume | 6 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 169 | pt_BR |
dc.citation.epage | 190 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 0000-0002-3585-2137 | pt_BR |
dc.description.resumo | A contemporaneidade é marcada por grande desenvolvimento científico-tecnológico
alcançado pela humanidade associado a problemas éticos, sociais e ambientais. Nesse contexto, o
objetivo deste trabalho foi estudar as percepções dos professores da educação básica, em curso
de formação continuada, no que diz respeito aos estudos em CTS e, ainda, quais os desafios para a
adoção desse enfoque em suas práticas pedagógicas. O problema de pesquisa surge da necessidade
de entender como os docentes dimensionam as relações entre o desenvolvimento científico e
tecnológico e os problemas a ele associados. Como metodologia adotou-se uma abordagem qualitativa,
na qual foram analisadas as respostas dos citados docentes à avaliação escrita aplicada na
disciplina CTS, do Curso de Especialização em Educação e Contemporaneidade do IFRN/Mossoró.
Os resultados apontam que, após a formação, os docentes apresentam noções teóricas sobre CTS, | pt_BR |