Mostrar registro simples

dc.creatorNunes, Albino Oliveira
dc.creatorNunes, Albano Oliveira
dc.creatorMedeiros, Lucas Oliveira de
dc.creatorSilva, Allison Ruan de Morais
dc.date.accessioned2016-02-25T00:18:19Z
dc.date.available2016-02-25T00:18:19Z
dc.date.issued2016-01
dc.identifier.citationNUNES, Albino Oliveira et al. DISCUTINDO AS ATITUDES E CRENÇAS SOBRE A QUÍMICA DE ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA ELECTRO-TECHNICAL EDUCATION STUDENTS INTRODUÇÃO É a partir do paradigma da alfabetização científica e tecnológica ( ACT ) e do movimento Ciência ,. Tchê Química, v. 13, n. 25, p. 82–88, 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2179-0302pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/762
dc.description.abstractThe advancment of science and technology in our society gave way for a crescent demand in Scientific and Technologic Literacy (SCL) for the general population. In this context, Chemistry plays an important role not only for being a central science, but also for having a strong technological component and industrial significance. Thus, this article's goal is to know and analyze the scientific and Chemistry-oriented behaviour of third-year students at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Mossoró, trhough qualitative and quantitative approach. The data collect instruments used (openended question, Likert scale and semantic differential scale) were applied to 25 students from the eletrotechnical integrated course. The results show that the students present a positive attitude towards Chemistry, understanding its role as beneficial to society. However, they show a heavily negative attitude towards Chemistry when disregarding it as a possible career choice. From that, it is evident that, even though it holds social relevance, the students ignore and reject Chemistry's important aspects and its multiple applications in their professional choices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofTchê Químicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtitudespt_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectVisões sobre a químicapt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectAttitudespt_BR
dc.subjectBeliefspt_BR
dc.subjectChemistry Educationpt_BR
dc.subjectScientific Literacypt_BR
dc.subjectViews about chemistrypt_BR
dc.titleDiscutindo as atitudes e crenças sobre a química de estudantes do ensino técnico integrado em eletrotécnicapt_BR
dc.title.alternativeDiscussing the attitudes and beliefs about chemistry in electro-technical education studentspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMossorópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULApt_BR
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue25pt_BR
dc.citation.spage82pt_BR
dc.citation.epage88pt_BR
dc.identifier.doiorcid.org/0000-0002-3585-2137pt_BR
dc.description.resumoO avanço da ciência e tecnologia em nossa sociedade fez surgir uma demanda crescente de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) para a população em geral. Nesse contexto, a Química tem um papel importante por ser uma ciência central, além de possuir forte componente tecnológico e importância industrial. Desta forma, o objetivo deste trabalho é conhecer e analisar as atitudes científicas e atitudes frente à química dos alunos do terceiro ano de cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Mossoró através de uma abordagem quali-quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados escolhidos (questionário aberto, escala de likert e escala de diferencial semântico) foram aplicados a 25 alunos do curso técnico integrado de eletrotécnica. Os resultados revelam que os estudantes apresentam uma atitude científica positiva em relação à química, entendendo a atuação desta como benéfica à sociedade. Contudo, apresentam uma atitude fortemente negativa frente à química, ao desconsiderar a possibilidade desta ciência em sua escolha profissional. Disso, percebe-se que apesar de conferir relevância social, os estudantes desconhecem e rejeitam aspectos importantes da ciência química e as múltiplas aplicações dessas em suas escolhas profissionais.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples