dc.creator | Nunes, Albino Oliveira | |
dc.creator | Nunes, Albano Oliveira | |
dc.creator | Medeiros, Lucas Oliveira de | |
dc.creator | Silva, Allison Ruan de Morais | |
dc.date.accessioned | 2016-02-25T00:18:19Z | |
dc.date.available | 2016-02-25T00:18:19Z | |
dc.date.issued | 2016-01 | |
dc.identifier.citation | NUNES, Albino Oliveira et al. DISCUTINDO AS ATITUDES E CRENÇAS SOBRE A QUÍMICA DE ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA ELECTRO-TECHNICAL EDUCATION STUDENTS INTRODUÇÃO É a partir do paradigma da alfabetização científica e tecnológica ( ACT ) e do movimento Ciência ,. Tchê Química, v. 13, n. 25, p. 82–88, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-0302 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/762 | |
dc.description.abstract | The advancment of science and technology in our society gave way for a crescent demand in Scientific and Technologic Literacy (SCL) for the general population. In this context, Chemistry plays an important role not only for being a central science, but also for having a strong technological component and industrial significance. Thus, this article's goal is to know and analyze the scientific and Chemistry-oriented behaviour of third-year students at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Mossoró, trhough qualitative and quantitative approach. The data collect instruments used (openended question, Likert scale and semantic differential scale) were applied to 25 students from the eletrotechnical integrated course. The results show that the students present a positive attitude towards Chemistry, understanding its role as beneficial to society. However, they show a heavily negative attitude towards Chemistry when disregarding it as a possible career choice. From that, it is evident that, even though it holds social relevance, the students ignore and reject Chemistry's important aspects and its multiple
applications in their professional choices. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Tchê Química | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Atitudes | pt_BR |
dc.subject | Crenças | pt_BR |
dc.subject | Visões sobre a química | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização Científica | pt_BR |
dc.subject | Attitudes | pt_BR |
dc.subject | Beliefs | pt_BR |
dc.subject | Chemistry Education | pt_BR |
dc.subject | Scientific Literacy | pt_BR |
dc.subject | Views about chemistry | pt_BR |
dc.title | Discutindo as atitudes e crenças sobre a química de estudantes do ensino técnico integrado em eletrotécnica | pt_BR |
dc.title.alternative | Discussing the attitudes and beliefs about chemistry in electro-technical education students | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Mossoró | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA | pt_BR |
dc.citation.volume | 13 | pt_BR |
dc.citation.issue | 25 | pt_BR |
dc.citation.spage | 82 | pt_BR |
dc.citation.epage | 88 | pt_BR |
dc.identifier.doi | orcid.org/0000-0002-3585-2137 | pt_BR |
dc.description.resumo | O avanço da ciência e tecnologia em nossa sociedade fez surgir uma demanda crescente de
Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) para a população em geral. Nesse contexto, a Química tem um
papel importante por ser uma ciência central, além de possuir forte componente tecnológico e importância
industrial. Desta forma, o objetivo deste trabalho é conhecer e analisar as atitudes científicas e atitudes frente à
química dos alunos do terceiro ano de cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Mossoró através de uma abordagem quali-quantitativa.
Os instrumentos de coleta de dados escolhidos (questionário aberto, escala de likert e escala de diferencial
semântico) foram aplicados a 25 alunos do curso técnico integrado de eletrotécnica. Os resultados revelam que
os estudantes apresentam uma atitude científica positiva em relação à química, entendendo a atuação desta
como benéfica à sociedade. Contudo, apresentam uma atitude fortemente negativa frente à química, ao
desconsiderar a possibilidade desta ciência em sua escolha profissional. Disso, percebe-se que apesar de
conferir relevância social, os estudantes desconhecem e rejeitam aspectos importantes da ciência química e as
múltiplas aplicações dessas em suas escolhas profissionais. | pt_BR |