Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Fillipe
dc.date.accessioned2016-02-18T19:20:17Z
dc.date.available2015-02-20
dc.date.available2016-02-18T19:20:17Z
dc.date.issued2015-02-20
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/757
dc.description.abstractThe techniques of Machine Learning are applied in classification tasks to acquire knowledge through a set of data or information. Some learning methods proposed in literature are methods based on semissupervised learning; this is represented by small percentage of labeled data (supervised learning) combined with a quantity of label and non-labeled examples (unsupervised learning) during the training phase, which reduces, therefore, the need for a large quantity of labeled instances when only small dataset of labeled instances is available for training. A commom problem in semi-supervised learning is as random selection of instances, since most of paper use a random selection technique which can cause a negative impact. Much of machine learning methods treat single-label problems, in other words, problems where a given set of data are associated with a single class; however, through the requirement existent to classify data in a lot of domain, or more than one class, this classification as called multi-label classification. This work presents an experimental analysis of the results obtained using semissupervised learning in troubles of multi-label classification using reliability parameter as an aid in the classification data. Thus, the use of techniques of semissupervised learning and besides methods of multi-label classification, were essential to show the results.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizado de Máquinapt_BR
dc.subjectAprendizado Semissupervisionadopt_BR
dc.subjectClassificação Multirrótulopt_BR
dc.subjectParâmetro de Confiabilidadept_BR
dc.titleUso de confiabilidade na rotulação de exemplos em problemas de classificação multirrótulo com aprendizado semissupervisionadopt_BR
dc.title.alternativeUSO DE CONFIABILIDADE NA ROTULAÇÃO DE EXEMPLOS EM PROBLEMAS DE CLASSIFICAÇÃO MULTIRRÓTULO COM APRENDIZADO SEMISSUPERVISIONADOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4214726460957461pt_BR
dc.contributor.advisor1Canuto, Anne
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1357887401899097pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Araken
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8059198436766378pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentParnamirimpt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.subject.cnpqInteligência Artificialpt_BR
dc.description.resumoAs técnicas de Aprendizado de Máquina são aplicadas em tarefas de classificação para a aquisição de conhecimento através de um conjunto de dados ou informações. Alguns métodos de aprendizado utilizados pela literatura são baseados em aprendizado semissupervisionado; este é representado por pequeno percentual de exemplos rotulados (aprendizado supervisionado) combinados com uma quantidade de exemplos rotulados e não rotulados (não-supervisionado) durante a fase de treinamento, reduzindo, portanto, a necessidade de uma grande quantidade de dados rotulados quando apenas um pequeno conjunto de exemplos rotulados está disponível para treinamento. O problema da escolha aleatória das instâncias é comum no aprendizado semissupervisionado, pois a maioria dos trabalhos usam a escolha aleatória dessas instâncias o que pode causar um impacto negativo. Por outro lado, grande parte dos métodos de aprendizado de máquina trata de problemas unirrótulo, ou seja, problemas onde exemplos de um determinado conjunto são associados a uma única classe. Entretanto, diante da necessidade existente de classificar dados em uma grande quantidade de domínios, ou em mais de uma classe, essa classificação citada é denominada classificação multirrótulo. Este trabalho apresenta uma análise experimental dos resultados obtidos por meio da utilização do aprendizado semissupervisionado em problemas de classificação multirrótulo usando um parâmetro de confiabilidade como auxílio na classificação dos dados. Dessa maneira, a utilização de técnicas de aprendizado semissupervisionado, bem como de métodos de classificação multirrótulos, foram imprescindíveis na apresentação dos resultadospt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples