dc.identifier.citation | BARBOSA JÚNIOR, Alberto Lucena. A arte da animação: técnica e estética através da
história. 3 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011, 456 p.
IFRN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Projeto
Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal/RN: IFRN, 2012a. Disponível
em: http://www.ifrn.edu.br/.
IFRN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Projeto
Político-Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental na
modalidade presencial. Natal/RN: IFRN, 2012b. Disponível em: http://www.ifrn.edu.br/.
LACERDA, Lilian Maria. Alfabetização e letramento: condições de inclusão social(?). In:
GONÇALVES, Adair Vieira; PINHEIRO, Alexandra Santos (Orgs.).Nas trilhas do
letramento: entre teoria, prática e formação docente. Campinas, SP: Mercado das Letras;
Dourados, MS: Editora da Universidade Federal da Grande Dourados, 2011. Cap. 1, p.17-48.
LORENZI, Gislaine Cristina Correr; PÁDUA, Tainá-Rekã Wanderley de. Blog nos anos
iniciais do fundamental I. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Orgs.) Multiletramentos
na escola. Parábola Editorial, 2012. Cap. 2.
LUNA, Sérgio V. de. O falso conflito entre tendências metodológicas. In: FAZENDA, Ivani
(Org.). Metodologia da pesquisa educacional.12. ed. São Paulo: Cortez, 2010. Capítulo 2,
p.23-37.
MINAYO, Maria Cecíllia de Souza.O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa social
em saúde. 13. ed. São Paulo: Huciter, 2013.
PURVES, Barry. Stop-motion. Porto Alegre: Bookman, 2011. 200 p. (Animação Básica 2).
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola
Editorial, 2009. 128p.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo.
(Orgs.) Multiletramentos na escola. Parábola Editorial, 2012. Cap. 1.
SILVA, Jaqueline Luzia da. Letramento: uma prática em busca da (re)leitura de mundo. Rio
de Janeiro: Wak Editora, 2009, 220p. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório realizada com objetivo de lançar as bases de fundamentação para nossa intervenção realizada durante o estágio de docência no semestre letivo 2014.2. Essa pesquisa é um recorte de nossa pesquisa de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional, uma pesquisa-ação que se debruça sobre a formação humana integral dos discentes do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental que ingressaram no IFRN, Campus Natal Central, em 2014.1. Então, a partir da pesquisa bibliográfica reunimos subsídios para uma formação crítico-reflexiva por meio dos multiletramentos fomentando mudanças, sobre a forma de pensar, se expressar e agir do sujeito, necessárias às sociedades globalizadas. | pt_BR |