dc.contributor.author | Cacho, Mylenna Vieira | |
dc.contributor.author | Moura, Dante Henrique | |
dc.contributor.author | Arruda, Eloisa Varela Cardoso de | |
dc.date.accessioned | 2015-11-25T16:01:05Z | |
dc.date.available | 2015-11-25T16:01:05Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) atende a um público muito específico, que por razões diversas teve o direito à educação negado e mais tarde retorna às instituições de ensino em busca de concluir sua escolaridade. Em geral, são pessoas já inseridas ao mundo do trabalho ou que nele esperam ingressar e visam ascensão social ou profissional. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/385 | |
dc.description | Este artigo foi apresentado no IV Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas da Formação dos Trabalhadores: Ensino Médio e Educação Profissional em Questão. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo discutir a função qualificadora proposta pelo Parecer nº 11/2000 do Conselho Nacional de Educação, o qual prevê que a Educação de Jovens e Adultos –EJA- propicie a atualização de conhecimentos, numa perspectiva de educação ao longo da vida, visto que somos seres em permanente educação. Neste direcionamento, a discussão abordará propostas políticas de relatórios (Faure e Delors) da Unesco diante da materialidade do capitalismo internacional e como isso repercute nas formulações de políticas públicas relativas à educação básica de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional no Brasil, sobretudo, no que se refere ao Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA. A metodologia usada no artigo tratou-se de uma pesquisa exploratória documental e bibliográfica, fundamentada em em Santos (2010), Ianne (1997), Canário (2003), Di Pierro (2005), Rummert (2007), Ventura (2013),Kuenzer (2009) e Moura (2010 e 2012). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFC | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos. Educação ao longo da vida. Capitalismo internacional. | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas de formação de jovens e adultos ao longo da vida : desafios para a articulação com a educação profissional | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |