dc.contributor.author | Cacho, Mylenna Vieira | |
dc.contributor.author | Moura, Dante Henrique | |
dc.date.accessioned | 2015-11-25T16:00:39Z | |
dc.date.available | 2015-11-25T16:00:39Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | Historicamente, em nosso país, as políticas educacionais não favoreceram que alunos das classes trabalhadoras realizassem um percurso educacional capaz de garantir o direito à conclusão da educação básica com formação integral. O que vemos, são marcas da configuração de um capitalismo tardio e subalterno, de uma burguesia aferrada à prática de ações patrimonialistas sobre o Estado, privatizando o público a serviço dos interesses das elites políticas e econômicas. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/384 | |
dc.description | Artigo apresentado e divulgado no IV Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva da Formação dos Trabalhadores: Ensino médio e Educação Profissional em Questão. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo, analisamos como ocorrem as políticas de formação continuada (com ênfase no Curso de Especialização) de professores para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), contextualizando, historicamente, as políticas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos articulada com a Educação Profissional, partindo-se do entendimento da perspectiva de uma sociedade justa através da formação onilateral, integral ou politécnica. A problemática se estabelece em trono da questão: Qual(is) saber(es) e prática(s) pedagógica(s) deve(m) fundamentar a formação do professor(a) para o PROEJA, a fim de que atenda(m) a proposta educacional que se almeja para o sujeito/aluno marginalizado? Para aprofundarmos a discussão, realizamos uma pesquisa exploratória documental e bibliográfica sobre as temáticas abordadas. Assim, realizamos um estudo bibliográfico embasado em Arroyo (2007), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Gadotti (2011), Kuenzer (2005), Lima e Shiroma (2011), Machado (2011), Moura (2006) e Saviani (2003). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFC | pt_BR |
dc.subject | Formação humana integral. PROEJA. Formação de professores. | pt_BR |
dc.title | A formação continuada de professores para o PROEJA | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |