A formação continuada de professores para o PROEJA
Resumo
Neste artigo, analisamos como ocorrem as políticas de formação continuada (com ênfase no Curso de Especialização) de professores para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), contextualizando, historicamente, as políticas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos articulada com a Educação Profissional, partindo-se do entendimento da perspectiva de uma sociedade justa através da formação onilateral, integral ou politécnica. A problemática se estabelece em trono da questão: Qual(is) saber(es) e prática(s) pedagógica(s) deve(m) fundamentar a formação do professor(a) para o PROEJA, a fim de que atenda(m) a proposta educacional que se almeja para o sujeito/aluno marginalizado? Para aprofundarmos a discussão, realizamos uma pesquisa exploratória documental e bibliográfica sobre as temáticas abordadas. Assim, realizamos um estudo bibliográfico embasado em Arroyo (2007), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Gadotti (2011), Kuenzer (2005), Lima e Shiroma (2011), Machado (2011), Moura (2006) e Saviani (2003).