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dc.creatorLima, Carlos Eduardo de
dc.creatorGiesta, Josyanne Pinto
dc.date.accessioned2025-04-07T13:50:10Z
dc.date.available2025-04-07T13:50:10Z
dc.date.issued2024-12-12
dc.identifier.citationLIMA, Carlos Eduardo de. Modelagem de sistemas de mobilidade sustentável. Natal: [s.n.], 2024. E-book. ISBN: ISBN: 978-65-01-37706-3pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2846
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMobilidade sustentávelpt_BR
dc.subjectModelagem – Sistemas urbanospt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectSustainable mobilitypt_BR
dc.subjectModeling – Urban systemspt_BR
dc.titleModelagem de sistemas de mobilidade sustentávelpt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEste guia foi originado a partir de uma pesquisa no Programa de Pós-graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPg-USRN), desenvolvido no laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisa em Integração de Projetos (GIP) e fomentado com recursos Diretoria de Pesquisa e Inovação (DIPEQ) do campus Natal-Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Foi idealizado para contribuir com a perspectiva de implementação do paradigma da modelagem da informação da construção (BIM – Building Information Modeling), nos processos de projeto de sistemas para mobilidade urbana. Assim, este produto traz como contribuição o apelo às demandas da sustentabilidade em suas interfaces (social, ambiental e econômica), pensando formas de atender ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11), da Agenda 2030 da ONU, sobre cidades e comunidades sustentáveis. Conceber obras de infraestrutura com viés sustentável não é algo novo, uma vez que a exigência de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) sempre se fez presente em obras do setor de infraestrutura, que visam atender demandas da sociedade. No entanto, busca-se inserir neste segmento os pilares do BIM, reunindo um conjunto de tecnologias, processos, políticas e pessoas, com o objetivo de atenuar os impactos ambientais deste nicho industrial, melhorar o emprego de recursos e ampliar a capacidade de uso dos sistemas de mobilidade. Reforça-se que este material tem o papel de se somar à literatura sobre implementação de BIM no setor de infraestrutura para mobilidade já existente. Assim, é recomendável a consulta a outras publicações complementares, que possam apontar procedimentos técnicos, na condução assertiva da produção de projetos nesse segmento. Alguns exemplos desses instrumentos são os manuais e termos de referências das autarquias públicas dessa indústria, os documentos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); guias, manuais e cartilhas BIM específicas para as áreas em questão, entre outros. De certo que esta não é uma obra de conhecimento acabado, mas sim, uma semente plantada que pauta direcionamentos, na busca de fomentar as discussões entre especialistas sobre a mobilidade sustentável na urbe. Com a pretensão de praticar boas ações para o controle das mudanças climáticas no planeta. Em que foi adotada a meta 11.2 do ODS 11 neste trabalho (que aborda a mobilidade acessível, inclusiva e justa), deixando o convite para estender o seu alcance às metas dos outros objetivos da Agenda 2030.pt_BR


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