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dc.creatorLima, Hemilly Sonehara Duarte de
dc.creatorSilva, Lícia do Carmo dos Santos
dc.date.accessioned2025-02-27T14:40:50Z
dc.date.available2025-01-17
dc.date.available2025-02-27T14:40:50Z
dc.date.issued2024-12-30
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2801
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPraça da Paz entre os Povospt_BR
dc.subjectSaberes afro-brasileiros e indígenaspt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEvento educativopt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.titleSaberes tradicionais e ancestrais na praça da paz : potencialidades pedagógicas de um evento de extensãopt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste num relato de experiência sobre o processo de produção do primeiro evento educativo destinado à comunidade escolar para divulgação da Praça da Paz entre os Povos, jardim etnobotânico, situado no Campus Canguaretama do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN -. O título do evento “Semeando Saberes Tradicionais e Ancestrais na Praça da Paz” é fundamentado no título original do projeto de extensão: Praça da Paz entre os Povos: semeando saberes tradicionais e ancestrais – Edital Nº 01/2023 – PROEX IFRN. Como objetivo, o projeto buscou, no decorrer da organização do evento, despertar o interesse de estudantes e servidores em conhecer saberes afro-brasileiros e indígenas relacionados às plantas existentes no referido espaço. Adotamos como método o relato de experiência por promover reflexões sobre os conhecimentos e práticas vivenciadas em todas as fases de realização do evento, permitindo que sua abordagem motive a realização de atividades similares em outros contextos. Utilizamos como apoio teórico Rufino (2021), Britto, Janaina; Fontes, Nena (2002), Cavalleiro (2001), Gomes (2017), Lanfranco; Fortunato (2022) e outros. Como resultado, o evento evidenciou as potencialidades pedagógicas da Praça da Paz entre os Povos, através de uma prática de educação antirracista e inclusiva, planejada para estabelecer conexões sensoriais entre o público e parte das plantas disponíveis no acervo, valorizando conhecimentos, incentivando o respeito e a quebra de preconceitos ao positivar num ambiente escolar as contribuições de negro(a)s e indígenas para a formação histórica e cultural da sociedade brasileira.pt_BR


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