| dc.description.resumo | O presente trabalho consiste num relato de experiência sobre o processo de produção do primeiro evento educativo destinado à comunidade escolar para divulgação da Praça da Paz entre os Povos, jardim etnobotânico, situado no Campus Canguaretama do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN -. O título do evento “Semeando Saberes Tradicionais e Ancestrais na Praça da Paz” é fundamentado no título original do projeto de extensão: Praça da Paz entre os Povos: semeando saberes tradicionais e ancestrais – Edital Nº 01/2023 – PROEX IFRN. Como objetivo, o projeto buscou, no decorrer da organização do evento, despertar o interesse de estudantes e servidores em conhecer saberes afro-brasileiros e indígenas relacionados às plantas existentes no referido espaço. Adotamos como método o relato de experiência por promover reflexões sobre os
conhecimentos e práticas vivenciadas em todas as fases de realização do evento, permitindo que sua abordagem motive a realização de atividades similares em outros contextos. Utilizamos como apoio teórico Rufino (2021), Britto, Janaina; Fontes, Nena (2002), Cavalleiro (2001), Gomes (2017), Lanfranco; Fortunato (2022) e outros. Como resultado, o evento evidenciou as potencialidades pedagógicas da Praça da Paz entre os Povos, através de uma prática de educação antirracista e inclusiva, planejada para estabelecer conexões sensoriais entre o público e parte das plantas disponíveis no acervo, valorizando conhecimentos, incentivando o respeito e a quebra de preconceitos ao positivar num ambiente escolar as contribuições de negro(a)s e indígenas para a formação histórica e cultural da sociedade brasileira. | pt_BR |