Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Márcia Vitória Castro de
dc.date.accessioned2025-02-21T16:19:12Z
dc.date.available2024-01-16
dc.date.available2025-02-21T16:19:12Z
dc.date.issued2024-12-30
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2765
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismo educacionalpt_BR
dc.subjectCultura localpt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.titleRelatório do projeto de extensão "turismo : uma viagem que começa na escola” : um estudo sob a perspectiva da importância do turismo escolar em redes públicaspt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO projeto "Turismo: Uma Viagem que Começa na Escola" foi implementado com o objetivo de promover o turismo educacional e a valorização do patrimônio cultural de Canguaretama/RN. Envolvendo alunos do 9° ano B manhã e tarde e 9° C manhã da escola pública, a iniciativa conectou teoria e prática, com atividades educativas sobre o turismo local e a preservação cultural. O planejamento, realizado entre fevereiro e março de 2024, incluiu a definição de diretrizes pedagógicas e a escolha de pontos turísticos chave, como a Igreja Antiga dos Mártires de Cunhaú, Praia da Barra, visita aos mangues da região local. O projeto teve grande importância na sensibilização dos alunos sobre o turismo e a preservação do patrimônio, proporcionando visitas educativas que permitiram vivenciar os conceitos aprendidos em sala de aula. Essas atividades ampliaram os horizontes culturais dos alunos e despertaram um maior senso de pertencimento à sua identidade cultural. Além de aprendizado teórico e prático sobre turismo sustentável, o projeto fortaleceu a comunidade escolar, envolvendo professores, bolsistas e voluntários de forma colaborativa. A execução das visitas educativas, apesar de ajustes no cronograma, garantiu que os objetivos pedagógicos fossem alcançados com sucesso. O projeto deixou um legado importante, ao promover a valorização do patrimônio e a conscientização sobre o turismo sustentável. Por meio de atividades práticas, os alunos aprenderam sobre o turismo e passaram a ser multiplicadores dessa valorização na comunidade, atuando como agentes de preservação e disseminação dos valores culturais locais.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples