| dc.description.resumo | O objeto de estudo desta pesquisa foram as aulas externas realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O objetivo foi identificar as correntes de pensamento sobre as aulas externas, as diretrizes que subsidiam estas ações e o seu fluxo administrativo no IFRN no Campus Canguaretama. E, para isso, nesta pesquisa qualitativa, de nível exploratório, recorre-se a uma revisão bibliográfica e documental. Desta forma, constatou-se que as metodologias ativas representam novas oportunidades de relacionamento entre aluno e professor, facilitando o processo de ensino e aprendizado. Estas metodologias tendem a potencializar o engajamento, a participação e a autonomia dos alunos. Além disso, é importante destacar que nesta pesquisa, considera-se a aula externa (ou visita de campo) como uma prática pedagógica em um espaço de educação não formal, a qual compartilha elementos próprios das metodologias ativas. Posto isso, os
resultados alcançados foram: 1. a identificação das correntes teóricas sobre as aulas externas, as quais dizem respeito ao pensamento de alguns autores, como Ferreira (2010), Tartaglia (2024), Ramos (2024), entre outros; 2. a constatação dos documentos institucionais que fundamentam as aulas externas no IFRN, são eles: o regimento interno dos campi, regimento geral, projeto político pedagógico do IFRN: uma construção coletiva (PPP), documento de organização didática do IFRN, manual de procedimentos de aulas externas e resolução 53/2023 – CONSUP/IFRN; 3. o mapeamento do trâmite processual de uma aula externa no IFRN Canguaretama; e 4. a construção de um fluxograma do procedimento administrativo para a aprovação de uma aula de campo. Conclui-se que esta pesquisa gerou conhecimento científico sobre o processo de elaboração de aulas externas no IFRN, esclarecendo dúvidas sobre o assunto e auxiliando no aprimoramento de procedimentos internos. | pt_BR |