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dc.creatorFreire, Roberta Gonçalves
dc.creatorRocha, Maria Sabrina de Souza
dc.date.accessioned2025-02-21T16:11:09Z
dc.date.available2025-01-18
dc.date.available2025-02-21T16:11:09Z
dc.date.issued2024-12-30
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2756
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudo do meiopt_BR
dc.subjectAula de campopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEventospt_BR
dc.titleRelatório do projeto de pesquisa - aulas externas : uma metodologia ativapt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO objeto de estudo desta pesquisa foram as aulas externas realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O objetivo foi identificar as correntes de pensamento sobre as aulas externas, as diretrizes que subsidiam estas ações e o seu fluxo administrativo no IFRN no Campus Canguaretama. E, para isso, nesta pesquisa qualitativa, de nível exploratório, recorre-se a uma revisão bibliográfica e documental. Desta forma, constatou-se que as metodologias ativas representam novas oportunidades de relacionamento entre aluno e professor, facilitando o processo de ensino e aprendizado. Estas metodologias tendem a potencializar o engajamento, a participação e a autonomia dos alunos. Além disso, é importante destacar que nesta pesquisa, considera-se a aula externa (ou visita de campo) como uma prática pedagógica em um espaço de educação não formal, a qual compartilha elementos próprios das metodologias ativas. Posto isso, os resultados alcançados foram: 1. a identificação das correntes teóricas sobre as aulas externas, as quais dizem respeito ao pensamento de alguns autores, como Ferreira (2010), Tartaglia (2024), Ramos (2024), entre outros; 2. a constatação dos documentos institucionais que fundamentam as aulas externas no IFRN, são eles: o regimento interno dos campi, regimento geral, projeto político pedagógico do IFRN: uma construção coletiva (PPP), documento de organização didática do IFRN, manual de procedimentos de aulas externas e resolução 53/2023 – CONSUP/IFRN; 3. o mapeamento do trâmite processual de uma aula externa no IFRN Canguaretama; e 4. a construção de um fluxograma do procedimento administrativo para a aprovação de uma aula de campo. Conclui-se que esta pesquisa gerou conhecimento científico sobre o processo de elaboração de aulas externas no IFRN, esclarecendo dúvidas sobre o assunto e auxiliando no aprimoramento de procedimentos internos.pt_BR


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