dc.creator | França, Gabriela Thaise de Medeiro | |
dc.date.accessioned | 2025-01-31T18:30:27Z | |
dc.date.available | 2025-01-31T18:30:27Z | |
dc.date.issued | 2024-10-24 | |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Gabriela Thaise de Medeiros. Compostagem como uma ferramenta de gerenciamento de resíduos orgânicos em escolas de ensino fundamental. 2024. 130 f. Orientador: Leandro Silva Costa. Dissertação (Mestrado em Uso Sustentável de Recursos Naturais) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2711 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Resíduos orgânicos | pt_BR |
dc.subject | Compostagem | pt_BR |
dc.subject | Escola fundamental | pt_BR |
dc.subject | Processo de reciclagem | pt_BR |
dc.subject | Organic waste | pt_BR |
dc.subject | Composting | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.subject | Recycling process | pt_BR |
dc.title | Compostagem como uma ferramenta de gerenciamento de resíduos orgânicos em escolas de ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4915972482719620 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Leandro Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4991977240761750 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Lucena, Sheyla Varela | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2148891529881163 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Sebastião Luis | |
dc.contributor.referee2 | Oiveira, Rômulo Magno | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturais | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturais | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências ambientais | pt_BR |
dc.description.resumo | Diante dos desafios ambientais cada vez mais urgentes, surge a necessidade de difundir um conjunto de conhecimentos científicos relevantes para a comunidade escolar. Entre esses saberes, destacam-se as técnicas voltadas à destinação adequada dos resíduos sólidos, sobretudo a parcela orgânica que possui capacidade de serem compostados. No contexto dessa temática, a educação ambiental busca métodos capazes de promover mudanças no pensamento e nas atitudes dos atores envolvidos na aplicação da técnica, com o objetivo de os engajar no compromisso de construir um ambiente equilibrado, pautado pela harmonia entre os seres humanos, o meio ao seu redor e todas as formas de vida. O presente trabalho objetivou desenvolver um processo metodológico para a implantação da compostagem como ferramenta de gerenciamento de resíduos orgânicos em escolas de ensino fundamental, com base no modelo do 7º Batalhão de Engenharia de Combate, atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2, 4, 11 e 12. Trata-se de um trabalho com metodologia aplicada de abordagem qualitativa e descritiva a qual culminou em um estudo de caso, onde para isso se fez necessário a aplicação de questionário, realização de capacitação, caracterização do resíduo orgânico gerado, dimensionamento da composteira e cálculo dos volumes propostos, confecção de um guia prático para escolas de ensino fundamental. A análise diagnóstica proporcionou uma visão sobre a compreensão, percepção e disponibilidade de participação na iniciativa de compostagem por parte dos profissionais da escola. Destaca-se que a capacitação dos funcionários garantiu a operação eficaz da composteira e a continuidade do processo. Ademais, pode-se concluir que a pesquisa contribuiu significativamente para o aproveitamento adequado dos resíduos orgânicos na Escola Estadual Presidente Café Filho, técnica essa que pode ser replicada em outras escolas, desde que haja interesse e apoio dos gestores e funcionários, as quais poderão se basear no manual de gestão de resíduos sólidos para escolas de ensino fundamental resultante deste estudo. | pt_BR |