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dc.creatorFrança, Gabriela Thaise de Medeiro
dc.date.accessioned2025-01-31T18:30:27Z
dc.date.available2025-01-31T18:30:27Z
dc.date.issued2024-10-24
dc.identifier.citationFRANÇA, Gabriela Thaise de Medeiros. Compostagem como uma ferramenta de gerenciamento de resíduos orgânicos em escolas de ensino fundamental. 2024. 130 f. Orientador: Leandro Silva Costa. Dissertação (Mestrado em Uso Sustentável de Recursos Naturais) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2711
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResíduos orgânicospt_BR
dc.subjectCompostagempt_BR
dc.subjectEscola fundamentalpt_BR
dc.subjectProcesso de reciclagempt_BR
dc.subjectOrganic wastept_BR
dc.subjectCompostingpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectRecycling processpt_BR
dc.titleCompostagem como uma ferramenta de gerenciamento de resíduos orgânicos em escolas de ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4915972482719620pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Leandro Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4991977240761750pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lucena, Sheyla Varela
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2148891529881163pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Sebastião Luis
dc.contributor.referee2Oiveira, Rômulo Magno
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturaispt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências ambientaispt_BR
dc.description.resumoDiante dos desafios ambientais cada vez mais urgentes, surge a necessidade de difundir um conjunto de conhecimentos científicos relevantes para a comunidade escolar. Entre esses saberes, destacam-se as técnicas voltadas à destinação adequada dos resíduos sólidos, sobretudo a parcela orgânica que possui capacidade de serem compostados. No contexto dessa temática, a educação ambiental busca métodos capazes de promover mudanças no pensamento e nas atitudes dos atores envolvidos na aplicação da técnica, com o objetivo de os engajar no compromisso de construir um ambiente equilibrado, pautado pela harmonia entre os seres humanos, o meio ao seu redor e todas as formas de vida. O presente trabalho objetivou desenvolver um processo metodológico para a implantação da compostagem como ferramenta de gerenciamento de resíduos orgânicos em escolas de ensino fundamental, com base no modelo do 7º Batalhão de Engenharia de Combate, atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2, 4, 11 e 12. Trata-se de um trabalho com metodologia aplicada de abordagem qualitativa e descritiva a qual culminou em um estudo de caso, onde para isso se fez necessário a aplicação de questionário, realização de capacitação, caracterização do resíduo orgânico gerado, dimensionamento da composteira e cálculo dos volumes propostos, confecção de um guia prático para escolas de ensino fundamental. A análise diagnóstica proporcionou uma visão sobre a compreensão, percepção e disponibilidade de participação na iniciativa de compostagem por parte dos profissionais da escola. Destaca-se que a capacitação dos funcionários garantiu a operação eficaz da composteira e a continuidade do processo. Ademais, pode-se concluir que a pesquisa contribuiu significativamente para o aproveitamento adequado dos resíduos orgânicos na Escola Estadual Presidente Café Filho, técnica essa que pode ser replicada em outras escolas, desde que haja interesse e apoio dos gestores e funcionários, as quais poderão se basear no manual de gestão de resíduos sólidos para escolas de ensino fundamental resultante deste estudo.pt_BR


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