Mostrar registro simples

dc.creatorPEREIRA, AIVLYS SIBELLE DA SILVA
dc.date.accessioned2025-01-15T20:13:25Z
dc.date.available2025-01-04
dc.date.available2025-01-15T20:13:25Z
dc.date.issued2024-11-07
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2705
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação ambiental; sustentabilidade; ensino fundamental; manual didático; produto educacional; compostagem.pt_BR
dc.titleIMPLEMENTANDO A COMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NOS COMPONENTES CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS (1o AO 5o ANO)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9914791154631505pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Leandro Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/4991977240761750pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Luciana de Castro
dc.contributor.referee2Chagas, Kadydja Karla Nascimento
dc.contributor.referee3Costa, Mariana Santana Santos Pereira
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturaispt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoAtualmente, há um amplo debate sobre a conservação do meio ambiente, porém ainda existe uma lacuna no que se refere ao respeito e à consciência ambiental. A crise ambiental enfrentada pela sociedade global está intrinsecamente relacionada à educação, enfrentando diversos desafios e obstáculos. A educação ambiental deve buscar meios de ensinar às novas gerações a importância da consciência e da mentalidade conservacionista, facilitando assim a implementação de políticas públicas que promovam o uso sustentável dos recursos naturais (Yudi Takada; Santos, 2015). Esta pesquisa investiga a integração da compostagem como uma estratégia pedagógica na educação ambiental para os anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo geral da pesquisa é investigar a temática da educação ambiental e da sustentabilidade para os anos iniciais do ensino fundamental (1o ao 5o ano), com foco na compostagem como uma estratégia pedagógica e construir um manual didático. Para alcançar o objetivo geral, é fundamental que os objetivos específicos sejam atendidos, os quais são: realizar uma revisão bibliográfica sobre produtos educacionais que envolvam a compostagem, educação ambiental e sustentabilidade; elaborar uma ferramenta didática em formato de manual, voltada aos professores, contendo orientações detalhadas sobre as práticas pedagógicas relacionadas à compostagem, visando à sua disseminação e aplicação em outras escolas e contextos educacionais; e criar um jogo digital de perguntas e respostas voltado para alunos a partir do primeiro ano do ensino fundamental, com o objetivo de estimular a educação ambiental através da compostagem. Para alcançar esses objetivos, foram elaborados um Manual Didático que orienta a implementação da compostagem em sala de aula e um jogo digital como um recurso complementar ao manual didático. Os resultados obtidos reafirmam a relevância da compostagem como uma ferramenta pedagógica viável para promover a educação ambiental de maneira prática e integrada, contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente e responsável em relação ao uso dos recursos naturais.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples