dc.creator | PEREIRA, AIVLYS SIBELLE DA SILVA | |
dc.date.accessioned | 2025-01-15T20:13:25Z | |
dc.date.available | 2025-01-04 | |
dc.date.available | 2025-01-15T20:13:25Z | |
dc.date.issued | 2024-11-07 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2705 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | educação ambiental; sustentabilidade; ensino fundamental; manual didático; produto educacional; compostagem. | pt_BR |
dc.title | IMPLEMENTANDO A COMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NOS COMPONENTES CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS (1o AO 5o ANO) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9914791154631505 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Leandro Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/4991977240761750 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Medeiros, Luciana de Castro | |
dc.contributor.referee2 | Chagas, Kadydja Karla Nascimento | |
dc.contributor.referee3 | Costa, Mariana Santana Santos Pereira | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturais | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturais | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Atualmente, há um amplo debate sobre a conservação do meio ambiente, porém ainda existe
uma lacuna no que se refere ao respeito e à consciência ambiental. A crise ambiental
enfrentada pela sociedade global está intrinsecamente relacionada à educação, enfrentando
diversos desafios e obstáculos. A educação ambiental deve buscar meios de ensinar às novas
gerações a importância da consciência e da mentalidade conservacionista, facilitando assim a
implementação de políticas públicas que promovam o uso sustentável dos recursos naturais
(Yudi Takada; Santos, 2015). Esta pesquisa investiga a integração da compostagem como
uma estratégia pedagógica na educação ambiental para os anos iniciais do ensino
fundamental. O objetivo geral da pesquisa é investigar a temática da educação ambiental e da
sustentabilidade para os anos iniciais do ensino fundamental (1o ao 5o ano), com foco na
compostagem como uma estratégia pedagógica e construir um manual didático. Para alcançar
o objetivo geral, é fundamental que os objetivos específicos sejam atendidos, os quais são:
realizar uma revisão bibliográfica sobre produtos educacionais que envolvam a compostagem,
educação ambiental e sustentabilidade; elaborar uma ferramenta didática em formato de
manual, voltada aos professores, contendo orientações detalhadas sobre as práticas
pedagógicas relacionadas à compostagem, visando à sua disseminação e aplicação em outras
escolas e contextos educacionais; e criar um jogo digital de perguntas e respostas voltado para
alunos a partir do primeiro ano do ensino fundamental, com o objetivo de estimular a
educação ambiental através da compostagem. Para alcançar esses objetivos, foram elaborados
um Manual Didático que orienta a implementação da compostagem em sala de aula e um jogo
digital como um recurso complementar ao manual didático. Os resultados obtidos reafirmam a
relevância da compostagem como uma ferramenta pedagógica viável para promover a
educação ambiental de maneira prática e integrada, contribuindo para a formação de uma
sociedade mais consciente e responsável em relação ao uso dos recursos naturais. | pt_BR |