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dc.creatorRibes, Christel Angelina
dc.date.accessioned2024-09-24T16:34:39Z
dc.date.available2024-09-24T16:34:39Z
dc.date.issued2024-04-18
dc.identifier.citationRIBES, Christel Angelina. Por uma educação ambiental mais inclusiva: despertando os sentidos com o jardim sensoriaL. Orientador: Leandro Silva Costa. 2023. 82 f. Dissertação (Mestrado em Uso Sustentável dos Recursos Naturais) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2668
dc.description.abstractEnvironmental Education has the capacity to awaken a transformation in people's behaviors and attitudes, so that they interact more harmoniously with the environment. Environmental Education can especially focus on promoting environmental awareness through direct contact with the natural environment. Incorporating social and interdisciplinary approaches is necessary to enable diverse learning needs. The sensory garden appears as a possible tool for social inclusion and education, transforming itself not only into a leisure space. The general objective of the research is to understand how the construction of an interdisciplinary environment, which covers local problems through the observation and exploration of a sensory garden, can be a path towards creating a more inclusive environmental education, respecting the differences of each individual. and valuing diversity. The work takes a qualitative approach to understanding interactions between people and the environment. It also has an inspiration from Participant Action Research, where one interferes with the research object itself while studying it. Through the literature review carried out in the research, we identified that Sensory Gardens have applicability in several areas, such as environmental education, inclusive education and scientific literacy. Emotions play a crucial role among the elements that facilitate the reasoning process, with the 41 questionnaires answered, the results suggest that the act of visiting JS awakens predominantly positive feelings, regardless of whether you make the journey blindfolded or with eyesight. It is noteworthy that it stimulates the emergence of emotions, mostly positive, increasing sensitivity. In general terms, the Sensory Garden was a non-formal Environmental Education space in Parque da Cidade, during its existence, it was used as an educational and sustainable space, where practical and transformative activities were developed in the space, awakening curiosity through senses stimulated.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSensorialidadept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectSensorialitypt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.titlePor uma educação ambiental mais inclusiva : despertando os sentidos com o jardim sensorialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4903568473721984pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Leandro Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4991977240761750pt_BR
dc.contributor.advisor2Chagas, Kadydja Karla Nascimento
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2409854653619871pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Leandro Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4991977240761750pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Rômulo Magno Oliveira
dc.contributor.referee3D’Oliveira, Rosângela Gondim
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturaispt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências ambientaispt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental (EA) possui a capacidade de despertar uma transformação nos comportamentos e atitudes das pessoas, a fim de que interajam de maneira mais harmoniosa com o meio ambiente. A EA pode enfocar especialmente a promoção da conscientização ambiental por meio do contato direto com o ambiente natural. A incorporação de abordagens sociais e interdisciplinares é necessária para permitir diversas necessidades de aprendizagem. O jardim sensorial (JS) surge como uma possibilidade de ferramenta de inclusão social e educação, transformando-se não somente em um espaço de lazer. O objetivo geral da pesquisa é compreender como a construção de um ambiente interdisciplinar, que abrange os problemas locais a partir da observação e exploração de um jardim sensorial pode ser um caminho para a constituição de uma educação ambiental mais inclusiva, respeitando as diferenças de cada indivíduo e valorizando a diversidade. O trabalho possui uma abordagem qualitativa para compreender as interações entre as pessoas e o meio ambiente. Possui também uma inspiração da Pesquisa-Ação Participante, onde interfere-se no próprio objeto de pesquisa ao mesmo tempo em que o estuda. Através da revisão bibliográfica realizada na pesquisa, identificamos que os Jardins Sensoriais têm aplicabilidade em diversas áreas, como educação ambiental, educação inclusiva e alfabetização científica. As emoções desempenham um papel crucial entre os elementos que facilitam o processo de raciocínio, com os 41 questionários respondidos, os resultados sugerem que o ato de realizar uma visita no JS desperta sentimentos predominantemente positivos, independentemente de fazer o percurso vendado ou enxergandoo. Destaca-se que estimula o surgimento de emoções, em sua maioria positivas, aumentando a sensibilidade. Em linhas gerais, o Jardim Sensorial foi um espaço de Educação Ambiental nãoformal no Parque da Cidade, durante a sua existência, foi utilizado como um espaço educador e sustentável, onde se desenvolveram atividades práticas e transformadoras no espaço, despertando a curiosidade através dos sentidos estimulados.pt_BR
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