dc.creator | Anjos, Aucemara Maurício dos | |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T14:45:42Z | |
dc.date.available | 2024-02-02T14:45:42Z | |
dc.date.issued | 2023-11-28 | |
dc.identifier.citation | ANJOS, Aucemara Maurício dos. Trilhas interpretativas como ferramenta para a educação ambiental: uma experiência no parque estadual Dunas do Natal/RN . Orientadora: Luciana de Castro Medeiros.. 2023. 103 f Dissertação (Mestrado em Uso Sustentável de Recursos Naturais ) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2586 | |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trilha Interpretativa, | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental, | pt_BR |
dc.subject | Ecoturismo | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Interpretive Trail | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Ecotourism | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.title | Trilhas interpretativas como ferramenta para a educação ambiental: uma experiência no parque estadual Dunas do Natal/RN | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6615645641479112 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Giesta, Josyanne Pinto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6165964080419504 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Medeiros, Luciana de Castro | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1965332814532497 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Giesta, Josyanne Pinto | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6165964080419504 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Araújo, Renato Samuel Barbosa de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8844681795357306 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Medeiros, Luciana de Castro | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1965332814532497 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturais | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturais | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O crescimento da população aliado ao processo de urbanização contribui para o consumo excessivo dos recursos naturais e para o desaparecimento das áreas verdes. Neste contexto, o poder público atua, através de iniciativas em prol da preservação de áreas, principalmente por meio de legislações. No Brasil, as Unidades de Conservação (UC) se destacam como áreas protegidas que garantem espaços como os Parques. Outro mecanismo favorável a preservação ambiental é a educação ambiental, em seus distintos formatos, o formal e o não formal. Neste cenário, aliado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS 3, ODS 4, ODS 13, ODS 14 e ODS 15, a presente pesquisa visa avaliar que a trilha interpretativa se configura como ferramenta para a educação ambiental. A metodologia utilizada foi estruturada em pesquisa bibliográfica e estudo de caso, tendo como área de estudo o Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves”. A aplicação de 200 questionários se deu na trilha interpretativa Peroba, entre os meses de janeiro a julho de 2023. Foi através da análise destes que se vislumbrou a necessidade de divulgação sobre as trilhas como forma de aumentar o número de usuários, bem como ampliar o perfil deles. Também se identificou que o mecanismo de divulgação de maior alcance seria a internet. Ainda a partir dos questionários se conheceu a percepção dos trilheiros quanto à importância do PEDN quando se trata do ecoturismo, bem como da influência da trilha em reflexões a respeito de tipos de poluição, relevância de preservação da fauna e da flora. Tais constatações reforçaram a hipótese de que as trilhas interpretativas se configuram como ferramenta para a educação ambiental. Como produto técnico tecnológico, a presente dissertação desenvolveu uma cartilha composta por mapas georreferenciados de cada uma das três trilhas (Perobinha, Peroba e Ubaia-doce). Os mapas foram confeccionados a partir do software ArcGIS Pro 2.8 versão estudante, tendo as coletas de dados sido realizadas no período de agosto a dezembro de 2022. Como limitações da pesquisa se tem a aplicação dos questionários ter ocorrido em uma das trilhas, a saber, a Trilha Peroba, de modo que se sugere como trabalhos futuros que se realize diagnóstico nas demais trilhas do PEDN. Por fim, esta pesquisa justifica-se por sua relevância para as políticas públicas, estratégias de gestão ambiental a serem adotada, redução dos impactos socioambientais, bem como para que outras pesquisas tenham informações que contribuam e enriqueçam o tema. | pt_BR |