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dc.creatorCafé, Luísa Chaves
dc.creatorCavalcanti, Vanessa Oliveira de Macêdo
dc.creatorBarros, Camila Monteiro de
dc.creatorVital, Luciane Paula
dc.creatorAlvarez, Edgar Bisset
dc.date.accessioned2022-09-05T18:09:37Z
dc.date.available2022-09-05T18:09:37Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationCAFÉ, L. C.; CAVALCANTI, V. O. de M.; BARROS, C. M. de; VITAL, L. P.; BISSET ALVAREZ, E. Análise de domínio de políticas institucionais de acesso aberto no Brasil. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 20, p. 1-14, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8670092.pt_BR
dc.identifier.issn1678-765Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2233
dc.description.abstractIntroduction:Open Access to scientific literature is a movement that has been developing for more than two decades and has become more complex as a domain of knowledge. Because ofthe advances in thisarea,someinstitutions create open access policies that express norms, values and paradigms on the subject. Objective:The objective of this study is to identify the fundamental aspects of open access representations in Brazilian institutional policies. Methodology:It uses as a qualitative approach the domain analysis and the theoretical-methodological course of content analysis through the application of the categorical technique. Performs the mapping of documents from the Melibea open access policy directory. Results:It points out that there is acknowledgment of the importance of open access as a strategy for the democratization and universalization of knowledge for society and indicates important aspects from the viewpoint of analyzed Brazilian institutions such as copyright, preservation, and open data. Conclusion:It concludes that there are terminological relationships to be considered in the open access domain and that the policies are important to institutionally align the understanding of fundamental concepts as well as to guide open access practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofRDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas de informaçãopt_BR
dc.subjectAnálise de domíniopt_BR
dc.subjectOrganização do conhecimentopt_BR
dc.titleAnálise de domínio de políticas institucionais de acesso aberto no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.citation.volume20pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage14pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8670092pt_BR
dc.description.resumontrodução: O Acesso Aberto à literatura científica é um movimento que se desenvolve há mais de duas décadas e se torna mais complexo como domínio de conhecimento. Com os avanços da área, algumas instituições criam políticas de acesso aberto que expressam normas, valores e paradigmas acerca do tema. Objetivo: Este estudo tem como objetivo a identificação dos aspectos fundamentais do acesso aberto em suas representações presentes nas políticas institucionais brasileiras. Metodologia: Utiliza como abordagem qualitativa a análise de domínio, e o percurso teórico-metodológico da análise de conteúdo por meio da aplicação da técnica categorial. Realiza o mapeamento dos documentos a partir do diretório de políticas de acesso aberto Melibea. Resultados: Aponta que há um reconhecimento da importância do acesso aberto como estratégia para democratização e universalização do conhecimento para a sociedade e indica aspectos importantes na visão das instituições brasileiras analisadas como direitos autorais, preservação e dados abertos. Conclusão: Conclui que há relações terminológicas a serem consideradas no domínio do acesso aberto e que as políticas são importantes para alinhar institucionalmente a compreensão sobre conceitos fundamentais e orientar as práticas de acesso aberto.pt_BR


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