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dc.creatorSilva, Sanderson dos Santos
dc.date.accessioned2022-06-06T18:16:02Z
dc.date.available2022-06-06T18:16:02Z
dc.date.issued2022-05-30
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2202
dc.description.abstractThis work presents a historical review about the evolution of rockets, from the primitive rockets used by the Chinese in the beginning of the thirteenth century to the modern rockets built in the last decade, showing the main changes in rocket engineering and showing how we can fit the study of Basic physics from rocket launch. Therefore, the objective of this project is to describe the evolution of rockets and discuss the impacts, positive and negative, that space vehicles have provided for society, that is, how the economic, technological, social and environmental aspects were and are being influenced by the use of the rockets. Furthermore, we seek to deliver a poster that can be used as a didactic tool by basic education teachers to deal with this content. As it is a work that aims to describe the facts and discuss them, this is configured as a bibliographic and exploratory research, analyzing the data mainly in a qualitative way. Thus, we seek the content mainly in books and articles, in the online form through the Google Scholar search engine. In the results, it was observed that individual works were important for the evolution of aerospace vehicles, but after government investments and the desire to demonstrate sovereignty were fundamental factors for the leverage of rockets. Finally, we note that governments have reduced investments in space aviation and private companies are perhaps starting a new space race, seeking to provide society with experiences never seen before by civilians.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFoguetept_BR
dc.subjectCartaz Didáticopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleFoguete: revisão histórica e impactos na sociedadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8184533208655514pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ricardo Rodrigues da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.contributor.referee1Santos Junior, Cicero Elias dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1691282390276293pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Alcindo Mariano de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4798473329850773pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Físicapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma revisão histórica acerca da evolução dos foguetes, desde dos foguetes primitivos utilizados pelos chineses no início do século XIII até os foguetes modernos construídos na última década, exibindo as principais mudanças na engenharia dos foguetes e mostrando como podemos encaixar o estudo da Física básica a partir do lançamento de foguetes. Portanto, o objetivo deste projeto é descrevermos a evolução dos foguetes e discutir os impactos, positivos e negativos, que os veículos espaciais proporcionaram para a sociedade, ou seja, como os aspectos econômicos, tecnológicos, sociais e ambientais foram e estão sendo influenciados pelo uso dos foguetes. Outrossim, buscamos entregar um cartaz que pode ser utilizado como ferramenta didática pelos professores da educação básica para tratar sobre este conteúdo. Por ser um trabalho que visa descrever os fatos e discuti-los, este se configura como uma pesquisa bibliográfica e exploratória, fazendo a análise dos dados principalmente de forma qualitativa. Assim buscamos o conteúdo principalmente em livros e artigos, na forma online através do buscador Google Acadêmico. Nos resultados, observou-se que os trabalhos individuais foram importantes para a evolução dos veículos aeroespaciais, mas, após os investimentos governamentais e o desejo de demonstrar a soberania foram fatores fundamentais para a alavancagem dos foguetes. Por fim, notamos que os governos diminuíram os investimentos na aviação espacial e as empresas privados estão iniciando, talvez, uma nova corrida espacial, em busca de proporcionar para a sociedade experiências jamais vistas anteriormente por civis.pt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Rossana Tavares de. Exploração Do Meio Ambiente Cósmico e o Problema do Lixo no Espaço Ultraterrestre: Uma Equiparação Entre o Direito Ambiental e o Direito Espacial. 2019. 79 f. Monografia (Graduação) - UFPB/DCJ. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/16573/1/RTA16102019.pdf. Acesso em 02 de junho de 2021. COSTA, Liviomar Macatrão Pires. Políticas Públicas para o Desenvolvimento da economia local, o Centro Espacial de Alcântara e sua abertura para o Mercado mundial. REVISTA DEBATES EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, v. 2, n. 8, 2021. Disponível em: https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/redap/article/view/6181. Acesso em 05 de abril de 2022. CUZINATTO, Rodrigo Rocha et al. Rocketeers: o ensino de Física através do lançamento de foguetes artesanais. Revista Ciência em Extensão, UNIFAL-MG, v. 11, n. 3, p. 40-62, 2015. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1187. Acesso em 05 de abril de 2022 DA ROSA, Juliana Aozane et al. Conceitos Físicos e Matemáticos no Lançamento de Foguetes de Garrafa Pet. Feira Regional de Matemática, v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/feiramatematica/article/view/9243. Acesso em 05 de abril de 2022. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008. MACHADO, João Felisardo. Utilizando as ciências espaciais e a astronáutica na construção de atividades práticas em ensino de física. 2006. 88 f. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2006. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16120/1/JoaoFelisardoM.pdf. Acesso em 05 de abril de 2022 MATOS, João Carlos. Cartaz didáctico. 2006. Disponível em: http://195.22.21.182/bitstream/20.500.11796/892/2/Cad4_CartazJoaoMatos.pdf. Acesso em 05 de abril de 2022 NASA, Content Administrator. Apollo. NASA, 2018. Disponível em: https://www.nasa.gov/mission_pages/apollo/missions/Apollo-Saturn-Uncrewed.html. Acesso em 20 de maio de 2021. NASA, Content Administrator. Project Mercury. NASA, 2017. Disponível em: https://www.nasa.gov/mission_pages/mercury/missions/objectives.html. Acesso em 20 de maio de 2021. NASA. Foguetes: Manual do Professor com Atividades de Ciências, Matemática e Tecnologia. traduzido pela Universidade do Vale do Paraíba. — São José dos Campos: Univap. 2001. NOGUEIRA, Salvador et al. Astronáutica: ensino fundamental e médio. Coleção Explorando o ensino; v. 12. Brasília: MEC, SEB; MCT; AEB, 2009. PREADO; Antonio Fernando Bertachini De Almeida. A Conquista do espaço: do Sputnik a Missão Centenário. Editora Livraria da Física, 2007. RIBEIRO, Thiago Vasconcelos. et al. O ensino por pesquisa no Ensino Médio: Discussão de Questões CTSA em uma Alfabetização Científico-Tecnológica. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0610-1.pdf. Acesso em 05 de abril de 2022 SANTOS, Maria Jessica da Silva. Lançamento de foguete de garrafa PET: uma atividade metodológica / Maria Jessica da Silva. – Arapiraca, 2021. 41 f.: il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Arapiraca, 2021. Disponível em: https://ud10.arapiraca.ufal.br/repositorio/publicacoes/3604. Acesso em 05 de abril de 2022 SETTI, Elenice Josefa Kolancko et al. Modelagem Matemática e Física: uma experiência com foguetes. Encontro Nacional De Educação Matemática, v. 12, p. 1-12, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5659_2533_ID.pdf. Acesso em 05 de abril de 2022. TERACINE, Edson Baptista. Os benefícios sócio-econômicos das atividades espaciais no Brasil. Parcerias estratégicas, v. 4, n. 7, p. 43-74, 2009. Disponível em: http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/viewFile/80/73. Acesso em 27 de maio de 2021.pt_BR


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