dc.description.resumo | A cada dia que passa as exigências por boas práticas de gestão empresarial vem sendo exigidas pelo mercado e todas as partes interessadas, com vistas ao atendimento não só da legislação, mas também à adoção de posturas responsáveis, éticas e comprometidas com as questões ambientais e sociais.
Negócios que geram impactos ambientais em maior número tendem a ter cobranças nesse sentido. Assim, essa perspectiva de organizar a empresa planejando suas ações pautadas por fatores ambientais, sociais e de governança (os fatores ESG) se torna uma necessidade de sobrevivência da atividade empresarial.
Isso requer investimento! Recursos financeiros! Para grandes corporações este pode ser um detalhe e apenas uma mudança de mentalidade para viabilizar a inserção de boas práticas de governança. Por outro lado, para pequenas e médias empresas, existirá certa dificuldade para ajustar seu negócio às demandas do mercado.
Nesse sentido, este manual reúne indicações de boas práticas de gestão para que as empresas possam se inspirar e incorporar no seu dia a dia estratégias e ferramentas de governança corporativa sustentável.
Essas indicações baseiam-se em um amplo estudo da literatura mundial sobre o tema, sintetizando neste documento em linguagem não acadêmica, simples e direta, novas possibilidades de conduzir o negócio em sintonia com as exigências do mercado. Outro ponto importante é que este manual também captou as boas práticas das grandes empresas do setor de energia eólica, considerando o conteúdo de seus relatórios de sustentabilidade. Por isso este manual se destina às empresas da cadeia de valor do ramo das energias.
Desejamos a todos uma excelente leitura e que ela possa ser convertida em bons frutos na gestão das empresas, pensando na sustentabilidade. | pt_BR |