dc.creator | Santos, Maria Fernanda dos | |
dc.creator | Gonçalves, Sara Fernanda da Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-02-25T14:31:28Z | |
dc.date.available | 2022-02-18 | |
dc.date.available | 2022-02-25T14:31:28Z | |
dc.date.issued | 20-02-18 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2149 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fraudador | pt_BR |
dc.subject | Vítima | pt_BR |
dc.subject | Prestação de serviço | pt_BR |
dc.subject | Percepção de especialistas | pt_BR |
dc.title | Relatório do projeto de pesquisa “fraude em eventos" | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Os eventos são fenômenos sociais e econômicos, que geram efeitos positivos sobre
municípios, estados, regiões e países. Esta pesquisa teve por objetivo identificar
fraudes aplicadas em eventos a partir da percepção de especialistas/acadêmicos.
Esta é uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório. A fundamentação teórica
baseia-se na definição de eventos, fraudes e fraudes em eventos. Esta investigação
justifica-se por buscar compreender um tema inédito e inovador na área de eventos e
turismo. E, esta pode contribuir com a produção de conhecimento científico e
sensibilização dos profissionais da área. O instrumento de coleta de dados foi a
entrevista, do tipo semiestruturada. O universo foi composto por professores do curso
de eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do
Norte (IFRN), a amostra foi de oito profissionais. Deste modo, a amostragem utilizada
neste projeto de pesquisa é não probabilística por acessibilidade. Foram selecionados
3 profissionais especialistas na área de eventos, lazer e turismo. O método de análise
dos dados coletados escolhido foi a análise de conteúdo. Os resultados alcançados
foram: caracterização das fraudes aplicadas em eventos; entendimento de quais são
as estratégias dos fraudadores; compreensão de qual é o público-alvo (as vítimas) de
uma fraude; disseminação do conhecimento produzido através do relatório. | pt_BR |