Mostrar registro simples

dc.creatorAzevedo, Wilson Cezar Domingos de
dc.date.accessioned2021-04-19T18:11:36Z
dc.date.available2021-04-19T18:11:36Z
dc.date.issued21-03-26
dc.identifier.citationAZEVEDO, Wilson Cezar Domingos de. Avaliação da percepção da qualidade das academias de ginástica na zona norte de Natal/RN. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Comércio)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2002
dc.description.abstractThis research sought to analyze the profile of users of gyms in the North Zone of Natal/RN, in order to find out if the expectation regarding the quality of the service offered is consistent with that which is perceived by customers. The research was characterized as exploratory-descriptive and qualitative, with a universe of 72 participants enrolled in gyms located in the North Zone of Natal/RN. An online questionnaire was used as a collection instrument, based on the quality dimensions of the SERVQUAL model, created with the Google Forms tool. In it, it was possible to trace the profile of the clients and analyze the convergences and disparities between the degree of importance attributed and the level of satisfaction with the quality of services items of the gyms they attend. From the results of the research conducted, it was possible to present a diagnosis of the perception of the clients of the academies of the Academies of the North Zone, which can help in managerial implications and decision-making by the responsible managers, helping them to stand out in the market, showing the key elements that should be prioritized and that exert more influence at the time of customer choice, thus strengthening their company, since they know how to meet the needs of their audience. In general, the results of the research showed that, despite scoring well in several aspects, the academies of the North Zone of Natal / RN still offer services below the expected by customers, there is a need to improve in specific points, which may become a differential, making it possible to retain old customers and conquer new ones.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComérciopt_BR
dc.subjectAcademias de ginásticapt_BR
dc.subjectSatisfação de clientespt_BR
dc.subjectQualidade de serviçopt_BR
dc.titleAvaliação da percepção da qualidade das academias de ginástica na zona norte de Natal/RNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3802787206209802pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Karla Angélica Dantas de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1932727789409080pt_BR
dc.contributor.referee1Braga, Paulo de Tarso Silva
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou analisar o perfil dos usuários de academias de ginástica na Zona Norte de Natal/RN, a fim de descobrir se a expectativa quanto à qualidade do serviço oferecido condiz com aquela que é percebida pelos clientes. A pesquisa caracterizou-se como exploratória-descritiva e qualitativa, com um universo constituído de 72 participantes matriculados em academias de ginásticas localizadas na Zona Norte de Natal/RN. Como instrumento de coleta foi utilizado um questionário online, com base nas dimensões da qualidade do modelo SERVQUAL, criado com a ferramenta Google Formulários. Nele, foi possível traçar o perfil dos clientes e analisar as convergências e disparidades entre o grau de importância atribuído e o nível de satisfação com os itens da qualidade de serviços das academias de ginástica que eles frequentam. A partir dos resultados da pesquisa realizada, foi possível apresentar um diagnóstico da percepção dos clientes das academias da Zona Norte, o que pode auxiliar em implicações gerenciais e tomadas de decisão por parte dos gestores responsáveis, os ajudando a destacar-se no mercado, mostrando os elementos-chave que se deve priorizar e que exercem mais influência na hora da escolha do cliente, fortalecendo, assim, sua empresa, uma vez que sabem atender os anseios de seu público. De modo geral, o resultado da pesquisa mostrou que, apesar de pontuar bem em diversos aspectos, as academias da Zona Norte de Natal/RN ainda oferecem serviços aquém do esperado pelos clientes, havendo a necessidade de melhorar em pontos específicos, que, podem vir se tornar um diferencial, possibilitando reter clientes antigos e conquistar novos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples