dc.creator | Costa, Alison dos Anjos | |
dc.creator | Trindade, Rayssa Silva da | |
dc.date.accessioned | 2021-03-11T12:53:46Z | |
dc.date.available | 2021-03-11T12:53:46Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Alison dos Anjos; ROCHA, Ana Letícia Brito da; TRINDADE, Rayssa Silva da. Práticas de Laboratório para o curso técnico em Eletrônica: um material didático produzido no IFRN Campus Natal - Zona Norte. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Eletrônica)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1962 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Eletrônica | pt_BR |
dc.subject | Práticas de laboratório | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.title | Práticas de laboratório para o curso técnico em Eletrônica: um material didático produzido no IFRN Campus Natal - Zona Norte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Liviane Catarine Almeida | |
dc.contributor.advisor-co1 | Cavalcanti, Vanessa Oliveira de Macêdo | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Zona Norte | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia | pt_BR |
dc.description.resumo | Este projeto visa a construção de um material didático pedagógico contendo roteiros de
práticas de laboratório relacionadas às disciplinas técnicas do Curso Técnico em Eletrônica
do IFRN Campus Natal - Zona Norte. Dessa maneira, cada disciplina foi contemplada com
um conjunto de práticas padronizadas, simuladas e testadas, de forma a permitir que o aluno
possa executar, avaliar, analisar e interpretar os resultados dos experimentos. Os roteiros
foram estruturados com o nome da prática, nome da disciplina, objetivo, leitura necessária,
material a ser utilizado e os procedimentos experimentais. A ideia é que em cada prática, o
estudante previamente estime ou calcule valores de tensão, resistência, corrente etc. Ou seja,
faça um pré-laboratório, e só depois monte o experimento, comprovando os mesmos valores
teóricos encontrados anteriormente. Este método de calcular e medir possibilita ao estudante
reforçar seus conhecimentos teóricos e aumentar seu interesse e confiança nos
procedimentos práticos que um curso técnico exige. Ainda, os roteiros fizeram o uso de
componentes presentes na Coordenação de Laboratórios do campus, o que facilita a
execução, bem como um processo de aquisição mais eficiente em futuras licitações.
Ademais, esse material deve auxiliar o planejamento didático-pedagógico dos docentes
responsáveis pelas matérias técnicas que envolvem práticas laboratoriais do curso técnico
em eletrônica. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Rocha, Ana Letícia Brito da | |