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dc.creatorCosta, Alison dos Anjos
dc.creatorTrindade, Rayssa Silva da
dc.date.accessioned2021-03-11T12:53:46Z
dc.date.available2021-03-11T12:53:46Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationCOSTA, Alison dos Anjos; ROCHA, Ana Letícia Brito da; TRINDADE, Rayssa Silva da. Práticas de Laboratório para o curso técnico em Eletrônica: um material didático produzido no IFRN Campus Natal - Zona Norte. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Eletrônica)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1962
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEletrônicapt_BR
dc.subjectPráticas de laboratóriopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titlePráticas de laboratório para o curso técnico em Eletrônica: um material didático produzido no IFRN Campus Natal - Zona Nortept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Liviane Catarine Almeida
dc.contributor.advisor-co1Cavalcanti, Vanessa Oliveira de Macêdo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariapt_BR
dc.description.resumoEste projeto visa a construção de um material didático pedagógico contendo roteiros de práticas de laboratório relacionadas às disciplinas técnicas do Curso Técnico em Eletrônica do IFRN Campus Natal - Zona Norte. Dessa maneira, cada disciplina foi contemplada com um conjunto de práticas padronizadas, simuladas e testadas, de forma a permitir que o aluno possa executar, avaliar, analisar e interpretar os resultados dos experimentos. Os roteiros foram estruturados com o nome da prática, nome da disciplina, objetivo, leitura necessária, material a ser utilizado e os procedimentos experimentais. A ideia é que em cada prática, o estudante previamente estime ou calcule valores de tensão, resistência, corrente etc. Ou seja, faça um pré-laboratório, e só depois monte o experimento, comprovando os mesmos valores teóricos encontrados anteriormente. Este método de calcular e medir possibilita ao estudante reforçar seus conhecimentos teóricos e aumentar seu interesse e confiança nos procedimentos práticos que um curso técnico exige. Ainda, os roteiros fizeram o uso de componentes presentes na Coordenação de Laboratórios do campus, o que facilita a execução, bem como um processo de aquisição mais eficiente em futuras licitações. Ademais, esse material deve auxiliar o planejamento didático-pedagógico dos docentes responsáveis pelas matérias técnicas que envolvem práticas laboratoriais do curso técnico em eletrônica.pt_BR
dc.creator.name2Rocha, Ana Letícia Brito da


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