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dc.creatorGomes, William Vitor Macedo
dc.date.accessioned2021-02-01T14:18:38Z
dc.date.available2021-02-01T14:18:38Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationGOMES, William Vitor Macedo. A transgressão e a reconstrução do relacionamento B2C no ambiente virtual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Comércio)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1924
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComérciopt_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.titleA transgressão e a reconstrução do relacionamento B2C no ambiente virtualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Braga, Paulo de Tarso Silva
dc.contributor.advisor-co1Silva Filho, Alexandre Magno da
dc.contributor.referee1Braga, Paulo de Tarso Silva
dc.contributor.referee2Silva Filho, Alexandre Magno da
dc.contributor.referee3Duavy, Paulo Roberto Pimentel
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.resumoUma realidade nos dias atuais, o e-commerce propicia conforto e praticidade à população que, frequentemente, encontra-se ocupada para se deslocar até uma loja física; e às empresas, uma redução dos dispêndios, visto que gasta-se apenas com o estoque e a manutenção do site. Esse modelo de negócio não pode ser gerido da mesma forma que uma loja física. Todavia, transgressões online – ou seja, comportamentos que quebram regras, explicitas ou não, em uma relação de consumo – também ocorrem e, para o consumidor virtual, é muito fácil optar por um concorrente, pois eles encontram-se “à um clique de distância”. Assim sendo, se faz necessário um estudo mais aprofundado no que tange a este relacionamento com o consumidor virtual. Este trabalho, portanto, tem o objetivo de identificar os fatores importantes para a reconstrução do relacionamento B2C após uma transgressão no ambiente virtual, bem como a forma que ela afeta o comportamento de compra do consumidor. Nessa perspectiva, o estudo foi realizado em duas etapas: a primeira sendo uma pesquisa bibliográfica, buscando maior dimensionamento teórico acerca do assunto abordado; e a segunda etapa, a formulação e a aplicação de questionários para os consumidores virtuais. As perguntas foram disponibilizadas online, através da plataforma Questionários Google, pois é neste local onde o objeto de estudo se encontra, além disso, é uma forma de aplicação caracterizada pela praticidade e baixo custo. Após a tabulação do material obtido, os principais resultados apontaram uma tendência dos consumidores em não perdoarem facilmente após sentirem-se lesados, propagando, desse modo, uma imagem ruim da empresa – por meio da propaganda “boca-a-boca”. Ademais, constatou-se que o preço é um grande influenciador para o retorno do cliente, mesmo que nada tenha sido feito, e a devolução do dinheiro ou substituição do produto, de acordo com os entrevistados, é uma das atitudes mais recomendadas a serem tomadas pela empresa transgressora.pt_BR


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