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dc.creatorSousa, Enne Karol Venancio de
dc.date.accessioned2020-04-08T19:28:25Z
dc.date.available2020-04-08T19:28:25Z
dc.date.issued2015-06-11
dc.identifier.citationSOUSA, Enne Karol Venancio de. Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no Curso de Licenciatura em Matemática. 2015. 175. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Educação, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1792
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectLinguagem matemáticapt_BR
dc.titleUm estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no Curso de Licenciatura em Matemáticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9573274623612511pt_BR
dc.contributor.advisor1Fossa, John Andrew
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2466525106349625pt_BR
dc.contributor.referee1Fossa, John Andrew
dc.contributor.referee2Melo, Severino Barros de
dc.contributor.referee3Oliveira, Cristiane Coppe de
dc.contributor.referee4Abreu, Iran Mendes
dc.contributor.referee5Sousa, Giselle Costa de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoEsta tese configura um estudo sobre a linguagem matemática e concentra-se no exercício da significação e comunicação deste campo de conhecimento. O problema central é o desenvolvimento de um Módulo de Ensino para o estudo das definições matemáticas. Assim, o presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGED/UFRN), tem como objetivo geral o desenvolvimento de atividades construtivistas, informadas pela História da Matemática (Fossa), para promover a compreensão relacional (Skemp) das definições matemáticas. As atividades foram organizadas ao longo de princípios construtivistas com aspecto histórico fornecido, principalmente, a partir das obras O problema das definições em Matemática (1965) e A Lógica na Matemática (1996), por Júlio Cesar de Melo e Souza, cujo pseudônimo era Malba Tahan. As atividades propostas foram testadas com um grupo de estudantes de graduação em Matemática do IFRN, campus Santa Cruz (Rio Grande do Norte), usando metodologias de pesquisas qualitativas, especialmente de ensino experimental. Como referencial teórico, usamos o Construtivismo Radical e avaliamos os dados usando uma interpretação global (Silva, 2013), de Skemp (1980). A partir da análise dos dados coletados durante as atividades, avaliações escritas e entrevistas, concluímos que a intervenção proposta levou os participantes a uma compreensão relacional das definições matemáticas.pt_BR


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