Mostrar registro simples

dc.creatorSousa Júnior, Francelino Silva de
dc.creatorLima, Laura Ravana de Assunção
dc.creatorCamilo, Samara Dasmim da Silva
dc.date.accessioned2020-02-12T14:10:39Z
dc.date.available2020-02-12T14:10:39Z
dc.date.issued2018-11-22
dc.identifier.citationSOUSA JÚNIOR, Francelio Silva de; LIMA, Laura Ravana de Assunção; CAMILO, Samara Dasmim da Silva. Emoções tipográficas: análise da comunicação visual em peças gráficas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Informática para Internet)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1755
dc.description.abstractThe present research project proposes an analysis of the applicability of typography, with reference to the emotions, identified in the reading of graphic design pieces. Studies conducted in other cases by the Graphic Designer Erik Spiekermann (2011) and other authors like the Psychologist António Damásio (2012) and Lúcia Santaella (1983) are highlighted here. Thus, we added to the study the dilemma of the disordered use of types that generates a lack of communication between the visual elements in the graphic design pieces. For this, the methodology used will be based not only on bibliographic research in books, articles and other materials, but also on field research, which corresponds to the collection and analysis of data referring to research questionnaires, so that the development is traced in order to meet the objectives. This proposal starts from the concern of the misuse of the typography and the recognition of the domain presented on the emotions. In short, the project aims to collaborate for a greater typographic knowledge, analyzing its application and helping to have a unique look when it comes to types and their representations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTipografiapt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectPeças gráficaspt_BR
dc.titleEmoções tipográficas: análise da comunicação visual em peças gráficaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Kaio Alencar de Azevedo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444898265198158pt_BR
dc.contributor.advisor2Eustáquio, Daniella Lago Alves Batista de Oliveira
dc.contributor.advisor-co2Barros, Alyana Canindé Macêdo de
dc.contributor.referee1Barros, Alyana Canindé Macêdo de
dc.contributor.referee2Dantas, Kaio Alerncar de Azevedo
dc.contributor.referee3Dias, Cesimar Xavier de Souza
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoO presente projeto de pesquisa propõe uma análise da aplicabilidade da tipografia, com referência às emoções, identificadas na leitura de peças gráficas. Salientando estudos feitos, citando caso análogo pelo Designer Gráfico Erik Spiekermann (2011) e outros autores como o Psicólogo António Damásio (2012) e também, Lúcia Santaella (1983). Dessa forma agregando ao estudo, o dilema do uso desordenado dos tipos, que gera falta de comunicação entre os elementos visuais nas peças gráficas. Para isso, a metodologia utilizada terá como base não só as pesquisas documentais em livros, artigos e outros materiais, mas também através de pesquisas de campo, que corresponde a coleta e análise de dados referente aos questionários de pesquisa, para que assim o desenvolvimento seja traçado de forma a atender os objetivos visados. Essa proposta parte da preocupação do mal uso da tipografia e o reconhecimento do domínio apresentado sobre as emoções. Em suma, o projeto almeja colaborar para um maior conhecimento tipográfico, analisando sua aplicação e ajudando a ter-se um olhar ímpar no que concerne aos tipos e suas representações.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples