dc.creator | Fernandes, Maria Isabel Sousa | |
dc.date.accessioned | 2018-02-19T15:04:27Z | |
dc.date.available | 2018-01-09 | |
dc.date.available | 2018-02-19T15:04:27Z | |
dc.date.issued | 2017-12-11 | |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Maria Isabel Sousa; MEIRELES, Sara Silva. ALFA - Aparelho Lúdico para Fonoterapia e Alfabetização. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Eletrônica)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1435 | |
dc.description.abstract | Studies in the area of Speech-Language Pathology have found ineffectiveness in the
methods used in the treatment of phonological problems in children. The main
obstacles are the shortage of tools and alternatives for the help of speech therapists,
educators and parents involved with children who present problems of this nature.
From this, the project Linguistic Apparatus for Speech Therapy and Literacy (ALFA),
comprised between the areas of Electronics, Informatics, Speech-Language
Pathology and Pedagogy; has as main objective to assist professionals in the field of
speech therapy in the treatment of people, especially children, who present such
changes, ie difficulty in articulation and pronunciation of speech sounds in the
Portuguese language, as well as those that are in the process of rehabilitation after
cochlear implantation. The project proposes a system consisting of an audio input
device whose abstractions make up a vector of descriptors that is passed to an
intelligent algorithm responsible for indicating the correctness of the phoneme. The
ALFA consists of four steps: research on the intelligence aspects of the system; data
capture for training, validation and machine learning tests; building a low-cost
microphone; and finally, the construction of the network itself. At the same time, the
ludic interface of the system is implemented. The results obtained with the
accomplishment of the first three stages were positive in relation to the acceptance of
the target public, the last tests with the KNN classification algorithm presented a
syllable accuracy rate between 0% and 60%, and both success in the construction of
the circuit of capture of audio of low cost, as in its tests in laboratory. From the results
achieved during the project development, we intend to perform new tests to define
the best machine learning technique, as well as to implement the ludic interface in
the system. In this way, it will be possible to test the system designed with at least
one patient in speech therapy and in a literacy class, proving its effectiveness. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Eletrônica | pt_BR |
dc.subject | ALFA | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia e Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado de Máquina | pt_BR |
dc.title | ALFA - Aparelho Lúdico para Fonoterapia e Alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7363280732490255 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Diego Silveira Costa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0237930361350556 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Câmara, Sandra Cristinne Xavier da | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4591217164987633 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Braz, Erico Cadineli | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9382571991103772 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Rodolfo da Silva | |
dc.contributor.referee3 | Câmara, Sandra Cristinne Xavier da | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4591217164987633 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Zona Norte | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Estudos na área da Fonoaudiologia têm constatado ineficácia nos métodos utilizados no tratamento de problemas fonológicos em crianças, sendo os principais empecilhos a escassez de ferramentas e alternativas para o auxílio dos
fonoterapeutas, educadores e pais envolvidos com crianças que apresentam problemas dessa natureza. A partir disso, o projeto Aparelho Lúdico para Fonoterapia e Alfabetização (ALFA), compreendido entre as áreas de Eletrônica,
Informática, Fonoaudiologia e Pedagogia; tem como principal objetivo auxiliar os profissionais da área de fonoaudiologia no tratamento de pessoas, em especial crianças, que apresentam tais alterações, ou seja, dificuldade no modo de articulação e pronúncia dos sons da fala na Língua Portuguesa, como também aquelas que estão em processo de reabilitação pós implante coclear. O projeto propõe um sistema que consiste em um dispositivo de entrada de áudio cujas
captações compõem um vetor de descritores que é passado para um algoritmo inteligente responsável por indicar a corretude do fonema. O ALFA consta de quatro etapas: pesquisas sobre os aspectos de inteligência do sistema; captação de dados para o treinamento, validação e testes de aprendizado de máquina; construção de um microfone de baixo custo; e, finalmente, construção da rede propriamente dita. Paralelamente, implementa-se a interface lúdica do sistema. Os resultados alcançados com a realização das três primeiras etapas foram positivos em relação à aceitação do público-alvo, os últimos testes com o algoritmo de classificação KNN apresentaram uma taxa de acerto por sílaba entre 0% e 60%, e obteve-se êxito tanto na construção do circuito de captação de áudio de baixo custo, quanto nos seus testes em laboratório. A partir dos resultados alcançados ao longo do desenvolvimento do projeto, pretende-se realizar novos testes para definir a melhor técnica de aprendizagem de máquina, assim como implementar a interface lúdica no
sistema. Desse modo, será possível testar o sistema concebido com ao menos um paciente em terapia fonoaudiológica e em uma turma de alfabetização, comprovando sua eficácia. | pt_BR |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/1552297662479878 | pt_BR |
dc.creator.name2 | Meireles, Sara Silva | |