dc.creator | dos Santos, Giovanna Lorena Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2017-12-27T17:54:51Z | |
dc.date.available | 2017-12-27T17:54:51Z | |
dc.date.issued | 2017-12-27 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Giovanna Lorena Rodrigues dos. Um estudo sobre processos de desenvolvimento de software para ambiente acadêmico. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Informática para Internet)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1423 | |
dc.description.abstract | Computerized systems are increasingly present in the daily life of modern society, with demands for software solutions for the most varied contexts and end-activities. For this reason, the development of these has become more elaborate and planned. Thinking about developing high-quality software within a specific period, within a specific budget and through a team with members who perform different functions, it is essential to use a Software Development Process. It is on an appropriate process, therefore, that depends on product quality, meeting deadlines and customer satisfaction. There is, however, no single process for all systems to be developed, since each project demands different demands. In this context, the academic environment forms more educated professionals in this area when students have access to a practical reality of software development with a SDP. In this sense, the IFRN Campus Natal-Zona Norte has an extension project called the Fábrica de Software Escola (FaSEs), which works, among other things, with the discipline of Projeto de Desenvolvimento de Sistemas para Internet of Informática para Internet course, in which students should develop a project following a SDP. Thus, the need arises for a Software Development Process adequate to the academic reality, considering its limitations and differences in relation to the industry. This work proposes the FaSEs Process, a SDP based on agile methodologies for software development and with a reduced and adaptable documentation, aiming to provide an effective experience in the learning of Software Engineering in the 4th year classes of the IFRN Campus Natal-Zona Norte in the context of the FaSEs. For the realization of the SDP, a systematic mapping was done to see in the literature what already exists about SDP in an academic environment. Later, the process was defined and implemented in the Eclipse Process Framework Composer tool and made available on the network so that it can be accessed by all, so it can also be adapted to other realities of other institutions and projects. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Processo de desenvolvimento de software | pt_BR |
dc.subject | Ensino de engenharia de software | pt_BR |
dc.subject | PDS acadêmico | pt_BR |
dc.subject | FaSEs | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre processos de desenvolvimento de software para ambiente acadêmico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4678743711581118 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Campos Neto, Edmilson Barbalho | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7757325848359241 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Campos Neto, Edmilson Barbalho | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7757325848359241 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barros, Alyana Canindé Macêdo de | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Zona Norte | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.description.resumo | Os sistemas informatizados estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade moderna, com demandas de soluções de softwares para os mais variados contextos e atividades-fim. Por essa razão, o desenvolvimento destes se tornou mais elaborado e planejado. Quando se pensa em desenvolver um software de alta qualidade, em um período determinado de tempo, dentro de um orçamento específico e por meio de uma equipe com integrantes que exercem diferentes funções, faz-se indispensável a utilização de um Processo de Desenvolvimento de Software (PDS). É de um adequado processo, portanto, que depende a qualidade do produto, o cumprimento de prazos e a satisfação do cliente. Não existe, entretanto, um único processo para todos os sistemas a serem desenvolvidos, uma vez que cada projeto exige demandas diferentes. Nesse contexto, o ambiente acadêmico forma profissionais mais preparados nessa área quando os discentes têm acesso a uma realidade prática de desenvolvimento de software com um PDS. Nesse sentido, o IFRN Campus Natal-Zona Norte possui um projeto de extensão denominado Fábrica de Software Escola (FaSEs) que trabalha, entre outras coisas, com a disciplina de Projeto de Desenvolvimento de Sistemas para Internet do curso de Informática para Internet, na qual os alunos devem desenvolver um projeto seguindo um PDS. Dessa forma, surge a necessidade de um Processo de Desenvolvimento de Software adequado à realidade acadêmica, considerando-se as suas limitações e diferenças em relação a indústria. Este trabalho propõe o FaSEs Process, um PDS baseado em metodologias ágeis para desenvolvimento de software e com uma documentação reduzida e adaptável, com objetivo de proporcionar uma experiência efetiva no aprendizado de Engenharia de Software nas turmas de 4º ano do IFRN Campus Natal-Zona Norte no contexto da FaSEs. Para a realização do PDS, foi feito um mapeamento sistemático com o intuito de ver na literatura o que já existe sobre PDS em ambiente acadêmico. Posteriormente, o processo foi definido e implementado na ferramenta Eclipse Process Framework Composer e disponibilizado na rede para que seja acessível a todos, portanto, também pode ser adaptado a outras realidades de outras instituições e projetos. | pt_BR |