Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Silmara
dc.creatorTacconi, Marli
dc.date.accessioned2017-12-08T14:09:18Z
dc.date.available2017-12-08T14:09:18Z
dc.date.issued2015-12
dc.identifier.citationRODRIGUES, S. B. ; TACCONI, M. F. F. S. Fatores que influenciam na escolha do IFRN: um estudo de caso no campus Ceará-Mirim. EmpíricaBR, Natal, v. 1, n. 2, p. 2-35, 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2447-178Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1414
dc.description.abstractPublic Management has the primary duty to provide the means to ensure that its services are provided with quality and achieve results. Recognizing this view it is important to develop strategies to identify needs for new projects and set directions for public services. Studies in marketing and consumer behavior assist in target audience identification due to the comprehension of the causes that make consumers choose for a service. As one of the main pillars of public services is education, the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - IFRN has acted as an agent of change by expanding its units by the Rio Grande do Norte State, what includes the municipality of Ceará Mirim as one of its beneficiaries. The goal of this research is to analyze the factors that influence student’s enrollment at IFRN - Ceará Mirim, considering personal, psychological and social aspects. The methodology was descriptive and quantitative, using Exploratory Factor Analysis as a statistical technique. The data was obtained through a questionnaire administered to students of integrated technical education enrolled in 2014 and 2015. As a result, the factors that had evidence for admission of students were infrastructure; brand; perception about the prestige of the institution; personal ascension; relationship with sport and family influence. We concluded that psychological and personal factors were most evident in the choice of students, and social factors were not relevant to the choice of the institution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofEmpíricaBRpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectGestão de projetos de TIpt_BR
dc.subjectMaturidade de projetospt_BR
dc.subjectAlinhamento estratégico de negócio e TIpt_BR
dc.titleFatores que influenciam na escolha do IFRN: um estudo de caso no campus Ceará-Mirimpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.citation.volume2pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage2pt_BR
dc.citation.epage35pt_BR
dc.identifier.doi10.15628/empiricabr.2015.3805pt_BR
dc.description.resumoA Gestão Pública tem como principal dever proporcionar os meios de garantir que seus serviços sejam prestados com qualidade, atingindo seus resultados. Ao reconhecer esta visão é importante criar estratégias para identificar necessidades de novos projetos e definir direcionamentos dos serviços públicos. Os estudos em marketing, e comportamento do consumidor auxiliam na identificação do público-alvo e conhece as causas que o fazem a escolha por um serviço prestado. Como um dos principais pilares dos serviços públicos é a educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande no Norte - IFRN tem atuado como agente de transformação ao expandir suas unidades pelo estado, tendo o município de Ceará-Mirim um dos beneficiados. O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores que influenciam ao ingresso dos alunos do IFRN - Ceará-Mirim, sendo estes pessoais, psicológicos e sociais. A metodologia foi do tipo descritiva e quantitativa, utilizada a Análise Fatorial Exploratória como técnica estatística. A coleta de dados foi obtida por meio de um questionário aplicado aos alunos do ensino técnico integrado ingressos em 2014 e 2015. Como resultados, os fatores que tiveram evidência para o ingresso dos alunos foram infraestrutura; marca; percepção sobre o prestígio da instituição; ascensão pessoal; a relação com a esportividade e a influência familiar. Conclui-se que os fatores psicológicos e pessoais foram os mais evidentes na escolha dos alunos, e os fatores sociais não foram relevantes para a escolha da instituição.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples