dc.creator | Rodrigues, Silmara | |
dc.creator | Tacconi, Marli | |
dc.date.accessioned | 2017-12-08T14:09:18Z | |
dc.date.available | 2017-12-08T14:09:18Z | |
dc.date.issued | 2015-12 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, S. B. ; TACCONI, M. F. F. S. Fatores que influenciam na escolha do IFRN: um estudo de caso no campus Ceará-Mirim. EmpíricaBR, Natal, v. 1, n. 2, p. 2-35, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-178X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1414 | |
dc.description.abstract | Public Management has the primary duty to provide the
means to ensure that its services are provided with
quality and achieve results. Recognizing this view it is
important to develop strategies to identify needs for
new projects and set directions for public services.
Studies in marketing and consumer behavior assist in
target audience identification due to the comprehension
of the causes that make consumers choose for a service.
As one of the main pillars of public services is education,
the Federal Institute of Education, Science and
Technology of Rio Grande do Norte - IFRN has acted as
an agent of change by expanding its units by the Rio
Grande do Norte State, what includes the municipality
of Ceará Mirim as one of its beneficiaries. The goal of
this research is to analyze the factors that influence
student’s enrollment at IFRN - Ceará Mirim, considering
personal, psychological and social aspects. The
methodology was descriptive and quantitative, using
Exploratory Factor Analysis as a statistical technique.
The data was obtained through a questionnaire
administered to students of integrated technical
education enrolled in 2014 and 2015. As a result, the
factors that had evidence for admission of students
were infrastructure; brand; perception about the
prestige of the institution; personal ascension;
relationship with sport and family influence. We
concluded that psychological and personal factors were
most evident in the choice of students, and social
factors were not relevant to the choice of the
institution. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | EmpíricaBR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Gestão de projetos de TI | pt_BR |
dc.subject | Maturidade de projetos | pt_BR |
dc.subject | Alinhamento estratégico de negócio e TI | pt_BR |
dc.title | Fatores que influenciam na escolha do IFRN: um estudo de caso no campus Ceará-Mirim | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.citation.volume | 2 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 2 | pt_BR |
dc.citation.epage | 35 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.15628/empiricabr.2015.3805 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Gestão Pública tem como principal dever proporcionar os meios de garantir que seus serviços sejam prestados
com qualidade, atingindo seus resultados. Ao reconhecer esta visão é importante criar estratégias para identificar
necessidades de novos projetos e definir direcionamentos dos serviços públicos. Os estudos em marketing, e comportamento do consumidor auxiliam na identificação do público-alvo e conhece as causas que o fazem a
escolha por um serviço prestado. Como um dos principais pilares dos serviços públicos é a educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande no Norte - IFRN tem atuado como agente de transformação ao expandir suas unidades pelo estado, tendo o município de Ceará-Mirim um dos beneficiados. O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores que influenciam ao ingresso dos alunos do IFRN - Ceará-Mirim, sendo estes pessoais, psicológicos e sociais. A
metodologia foi do tipo descritiva e quantitativa, utilizada a Análise Fatorial Exploratória como técnica estatística. A coleta de dados foi obtida por meio de um questionário aplicado aos alunos do ensino técnico integrado ingressos em 2014 e 2015. Como resultados, os fatores que tiveram evidência para o ingresso dos alunos foram infraestrutura; marca; percepção sobre o prestígio da instituição; ascensão pessoal; a relação com a esportividade e a influência familiar. Conclui-se que os fatores psicológicos e pessoais foram os mais evidentes na escolha dos alunos, e os fatores sociais não foram
relevantes para a escolha da instituição. | pt_BR |