Mostrar registro simples

dc.creatorCarvalho, André Luiz Ferreira de
dc.creatorMorais, Klaus Henrique de
dc.creatorMelo, Ana Valéria Borges de Carvalho
dc.date.accessioned2017-07-26T19:51:49Z
dc.date.available2017-07-26T19:51:49Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1273
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectProblemas contextualizadospt_BR
dc.titleO ensino de Matemática a jovens e adultos mediado por problemas contextualizados, um estudo com alunos do curso de operador de caixa do Pronatec do IFPI, campus Florianopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoÉ fato que a Matemática é indissociável da construção da cidadania, assim seu acesso tornase uma condição necessária de emancipação do cidadão. Com o direito de acesso à educação vê-se a necessidade de criar estratégias de transmiti-la aos Jovens e Adultos que não tiveram oportunidades de formação na idade correta. Nessa perspectiva, embasado pelas peculiaridades do público da EJA, o ensino de matemática mediado por problemas contextualizados se apresenta como uma ferramenta importante na construção de tal processo educativo. Assim esse trabalho teve o intuito de identificar a importância da resolução de problemas contextualizados, enquanto metodologia de ensino de matemática, na formação técnica de Jovens e Adultos. A pesquisa ocorreu no IFPI, Campus Floriano, com alunos da disciplina de Matemática Básica do curso de Operador de Caixa do PRONATEC. Verificouse na pesquisa que os alunos em sua maioria são mulheres, não concluíram os estudos da Educação Básica e voltaram a estudar na busca de melhores condições de trabalho. No que diz respeito à metodologia pesquisada, a mesma se apresentou como uma excelente ferramenta de aprendizagem significativa, ao passo que o PRONATEC, foi classificado pelos mesmos como de fundamental importância para as suas vidas.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples