dc.creator | Carvalho, André Luiz Ferreira de | |
dc.creator | Morais, Klaus Henrique de | |
dc.creator | Melo, Ana Valéria Borges de Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:51:49Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:51:49Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1273 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Problemas contextualizados | pt_BR |
dc.title | O ensino de Matemática a jovens e adultos mediado por problemas contextualizados, um estudo com alunos do curso de operador de caixa do Pronatec do IFPI, campus Floriano | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | É fato que a Matemática é indissociável da construção da cidadania, assim seu acesso tornase
uma condição necessária de emancipação do cidadão. Com o direito de acesso à educação
vê-se a necessidade de criar estratégias de transmiti-la aos Jovens e Adultos que não tiveram
oportunidades de formação na idade correta. Nessa perspectiva, embasado pelas peculiaridades
do público da EJA, o ensino de matemática mediado por problemas contextualizados se
apresenta como uma ferramenta importante na construção de tal processo educativo. Assim esse
trabalho teve o intuito de identificar a importância da resolução de problemas contextualizados,
enquanto metodologia de ensino de matemática, na formação técnica de Jovens e Adultos. A
pesquisa ocorreu no IFPI, Campus Floriano, com alunos da disciplina de Matemática Básica
do curso de Operador de Caixa do PRONATEC. Verificouse na pesquisa que os alunos em
sua maioria são mulheres, não concluíram os estudos da Educação Básica e voltaram a estudar
na busca de melhores condições de trabalho. No que diz respeito à metodologia pesquisada, a
mesma se apresentou como uma excelente ferramenta de aprendizagem significativa, ao passo
que o PRONATEC, foi classificado pelos mesmos como de fundamental importância para as
suas vidas. | pt_BR |