Educação profissional a distância: histórico, análise e tendências
dc.creator | Macedo, Marcus Gomes Medeiros de | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T13:10:26Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T13:10:26Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1246 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Toyotismo | pt_BR |
dc.title | Educação profissional a distância: histórico, análise e tendências | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho foi redigido com a finalidade de analisar e discutir as possibilidades da educação a distância na educação profissional, face o caráter de desenvolvimento da educação a distância em função de cursos de qualificação para o trabalho. Perpassando pela historicidade da educação profissional, dos modos de produção capitalistas fordista e toyotista e do modelo atual de educação on-line, verifica-se que a educação a distância permite a formação de um aluno flexível, polivalente, a um custo reduzido, gerando economias de escala para as escolas, para uma indústria flexível, exigente e moderna. Ainda, haverá uma tendência de substituição do ensino presencial pelo Blended Learning, através de vídeo-aulas e objetos de aprendizagem online, precarizando o trabalho docente, despolitizando os estudantes, submissos ao ideário capitalista de polivalência e qualidade. | pt_BR |