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dc.creatorMartins, Sérgio Vasconcellos
dc.creatorVasconcelos, Aline Pires Vieira de
dc.creatorSardinha, Leonardo Carneiro
dc.date.accessioned2017-07-26T12:54:46Z
dc.date.available2017-07-26T12:54:46Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1234
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurso superiorpt_BR
dc.subjectGerência de projetos e metodologia.pt_BR
dc.titleGerenciamento de projetos: um caso prático de aplicação de metodologia na academiapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoEste artigo descreve um caso prático de aplicação de metodologia baseada nos princípios de Gerência de Projetos para análise de conformidade e consequente reformulação dos Cursos Superiores de Tecnologia do câmpus Campos Centro do IFF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense). O objetivo é compatibilizar a oferta de profissionais da área tecnológica com a demanda dos sistemas produtivos regionais à luz das diretrizes da SETEC/ MEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação) e do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Com base em um diagnóstico da situação atual, ações afirmativas subsequentes foram adotadas, tais como: readequação da oferta, com a reformulação de matrizes; inserção de projeto integrador; detecção de causas e redução de evasão; e acompanhamento de alunos, elevando o número de concluintes.pt_BR


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