dc.creator | Queiroga, Ana Lúcia Ferreira de | |
dc.creator | Silva, Rosália de Fátima e | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T12:07:55Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T12:07:55Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1228 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Integração curricular | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Da integração desejada às práticas pedagógicas fragmentadas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo aborda caminhos da integração curricular nos Cursos Técnicos Integrados ao
Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), no período de 2004 a 2014.
A questão de partida deste artigo é que: As práticas pedagógicas e integradoras (encontros,
oficinas e reuniões pedagógicas) promovidas pela Instituição, nos cursos técnicos, convergem
para integração curricular? Assumimos como pressuposto que essas práticas têm se mostrado
fragmentadas em relação às estratégias de integração previstas nos Projetos Pedagógicos desses
cursos. O nosso objetivo é compreender a relação entre essas práticas pedagógicas e integradoras
promovidas pelo Instituto e as estratégias de integração contidas nos PPCs. Trata- se de um estudo
comparativo das estratégias prenunciadas nos projetos e as práticas pedagógicas realizadas pelo
Instituto, buscando a integração curricular. Como resultado, que se expõe de forma insistente,
é que essas práticas caminham para a confirmação de que elas se apresentam fragmentadas e só
dificultam a integração curricular anunciada. | pt_BR |