Navegação por autor "http://lattes.cnpq.br/9176401714554967"
Itens para a visualização no momento 1-19 of 19
-
Análise dos efeitos da pandemia da Covid-19 na aprendizagem da geografia em turmas do 1º ano do ensino médio
Amorim, Christian Matheus Bertoldo Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/6576499737443752 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2023-08-01) -
O currículo do Curso de Comércio - PROEJA do IFRN Campus Natal-Zona Norte: identificando avanços, analisando dificuldades
Andrade, Maria Adilina Freire Jerônimo de; http://lattes.cnpq.br/1754953938247812 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-03-16)The object of study of the present work is the curriculum of the course of Trade, PROEJA1 system, held in Natal Zona Norte campus. It is intended to do so by investigating the prescribed and concluded curriculum to this ... -
O curso de especialização em Proeja - Cefet/RN (2007) e suas relações na vida profissional e acadêmica dos concluintes
Cacho, Mylenna Vieira; http://lattes.cnpq.br/5604426085322960 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-06-13)ABSTRACT The National Program for the Integration of Professional Education, together with the Basic Education for Youth and Adult mode (PROEJA), established by the decree No. 5,840/2006, replacing the decree No. 5,478/2005, ... -
Ensino técnico profissionalizante no ensino técnico profissionalizante no centro de ensino de 2° grau professor Anísio Teixeira: uma análise histórica das práticas pedagógicas (1974 A 1985)
Costa, Antonio Max Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/6446532208962557 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-04-10)This dissertation deals with a historical analysis of the pedagogical practices of the Secondary Education Center Professor Anísio Teixeira, with a temporal cut in the years 1974-1985. Its specific objectives are to ... -
Escola para os filhos dos outros: trajetória histórica da Escola Industrial de Natal (1942-1968)
Silva, Nina Maria da Guia de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0653806541583417 (Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoOutroUFRN, 2012-04-12)This paper presents a reconstruction of the historical trajectory of the Escola Industrial de Natal (Industrial School of Natal), in the period 1942 to 1968, based on the analysis of its cultural, social and pedagogical ... -
A Geografia em livros didáticos da BNCC: análise das competências das ciências humanas e sociais aplicadas
Gomes, Maxwelder dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1348366328445270 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2022-12-22) -
História das práticas de formação contínua em serviço de docentes para a educação profissional no SENAC/RN (1950-2010)
Rodrigues, Joventina Firmina; http://lattes.cnpq.br/7139187665825329 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2022-02-17)This dissertation aims to reconstruct the history of in-service training practices for teachers of the National Service for Commercial Learning (SENAC) of Rio Grande do Norte from 1950 to 2010, having as specific goals: ... -
A importância do PIBID edital CAPES-2013 para a formação docente no curso de Letras Espanhol - IFRN
Batista, Ketyllenny Gomes; http://lattes.cnpq.br/2670040400533798 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2018-12-21)El recorrido de la formación inicial del docente es un proceso significativo en la construcción de la identidad profesional docente que trae nuevas experiencias que contribuyen para la formación de su identidad profesional. ... -
Início da carreira e saberes da docência na Educação Profissional e Tecnológica
Paiva, Samara Yontei de; http://lattes.cnpq.br/0942006830674289 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-08-28)In this study, we seek to understand how early career teachers in/of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the State of Rio Grande do Norte (IFRN) construct and value teaching knowledge. More ... -
As instituições de aprendizagem de ofícios durante o período joanino no Brasil: formação de artistas e artífices no Rio de Janeiro
Andrade, Maria Adilina Freire Jerônimo de; http://lattes.cnpq.br/1754953938247812 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroOutroIFRN, 2023-08-03)The present research addresses the craft learning institutions created during the Johannine period in Rio de Janeiro, from 1809 to 1819. It aims to investigate these educational institutions for learning crafts in the quest ... -
A leitura do texto literário na formação dos sujeitos da educação profissional: circulação, uso e a formação leitora de alunos do Ensino Médio Integrado do IFRN – Campus Natal Central
Silva, Maria de Lourdes Teixeira da; http://lattes.cnpq.br/6666654581846315 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-08-26)El estudio muestra lal ectura del texto literario como un elemento importante en la formación integral del hombre y de los diálogos con el campo de la literatura, con los estudiantes de la Escuela Secundaria Integrada ... -
Políticas de formação de professores para a educação profissional das pessoas com deficiência: um estudo exploratório no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Morais, Josanilda Mafra Rocha de; ID Lattes: 6637739647137311; http://lattes.cnpq.br/6637739647137311 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2019-03-29)This dissertation approaches the policies implemented in Brazil focusing, teacher formation for disabled people at professional education institutions which attend to disabled people. This dissertation analyzes the policies ... -
Políticas para a formação de professores no Brasil: em busca de indícios de sua articulação com a Educação Profissional
Silva, Maria do Socorro da; http://lattes.cnpq.br/0059110378589505 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-11-30)This research had the objective to investigate how the public policies for teacher education in Brazil were developed, searching for evidences of their articulation with the policies of teacher education for Vocational ... -
Políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência na educação profissional: ações e possibilidades no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Alencar, Ligyanne Karla de; http://lattes.cnpq.br/1058784388425443 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-05-18)This research is an analysis of inclusive education policies implemented in Brazil, with emphasis on the processes of inclusion of people with disabilities in the Professional Education at the Federal Network of Professional ... -
Práticas pedagógicas significativas no curso de edificações Proeja do IF Sertão-PE campus Petrolina
Silva, Luzinete Moreira da; http://lattes.cnpq.br/6011604312684514 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2015-08-04)This work is the result of a study on the significant pedagogical practices in Technical Course of Building Proeja at IF SERTÃO – PE, Campus Petrolina. Opportunity in which pedagogical practice is conceptualized as any ... -
O professor da educação básica, técnica e tecnológica e seu desenvolvimento profissional docente: um estudo do IFRN Campus Natal Central
Freire, Juliana Kelle da Silva; http://lattes.cnpq.br/0892219980517900 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2018-12-06)Esta investigación objetiva investigar cómo los profesores del Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal - Central se desarrollan profesionalmente en su carrera, ... -
Tecendo um olhar sobre a inclusão de estudantes cotistas no curso de Licenciatura em Geografia do Campus Natal Central - IFRN
Oliveira, Amanda Ionara Farias de; http://lattes.cnpq.br/4568363558376131 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2023-02-13) -
Tecnologias da informação e comunicação nas práticas docentes no PROEJA do Centro Estadual de Educação profissional Senador Jessé Pinto Freire (CENEP): limites e possibilidades para formação humana integral
Mororó, Dediane Cristina de Sá; http://lattes.cnpq.br/3510441244713432 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2018-03-23)The present study aims to analyze the forms of appropriation and use of ICT (Information and Communication Technology) in the context of the teaching practices of the National Program of Professional Education integrated ... -
A Unidade de Ensino Descentralizada da ETFRN em Mossoró/RN: contextualização histórica e práticas de formação
Queiroz, Karla da Silva; http://lattes.cnpq.br/3536785753258434 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-03-31)During the first term of President José Sarney (1985-1990) and the first expansion of the Vocational Professional Education in Brazil, the first Decentralized Teaching Unit (Unidade de Ensino Descentralizada – UNED) of ...