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dc.creatorNetto, Eduardo Braúlio
dc.date.accessioned2017-05-23T15:26:08Z
dc.date.available2017-05-23T15:26:08Z
dc.date.issued2005-11-10
dc.identifier.isbn85-89571-06-8pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/982
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectArquitetura de computadorespt_BR
dc.subjectOrganização de computadorespt_BR
dc.subjectAssemblypt_BR
dc.subjectLinguagem de montagempt_BR
dc.subjectLinguagem de máquinapt_BR
dc.titleArquitetura de computadores: a visão do softwarept_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.description.resumoA Arquitetura é a arte de determinar as necessidades de um usuário e então projetar uma estrutura para satisfazer estas necessidades tão efetivamente quanto possível, dentro de restrições econômicas e tecnológicas. A arquitetura deve incluir considerações da engenharia, de tal sorte que o projeto seja econômico e realizável; mas a ênfase da arquitetura está nas necessidades do usuário, enquanto a ênfase da engenharia está nas necessidades do fabricante. A Arquitetura de Computadores é entendida como a visão que um desenvolvedor tem de uma máquina quando programa em sua linguagem de montagem. É preciso, entretanto, conhecer as partes funcionais do computador e suas interligações de modo que se possa extrair o máximo de desempenho. Mas é a visão do usuário que prevalece. Nesta obra a ênfase na visão do software traz à tona uma abordagem simplista para os meandros dos componentes e procura municiar o leitor com uma abstração da máquina suficiente para que o mesmo possa aprender a programar em linguagem de montagem. A plataforma computacional envolvida compreende, dentro de um modelo de Von Neumann, um processador MIPS simplificado e um sistema de memórias hipotético tradicional. O modelo de entrada e saída também busca enfatizar a visão do software. Este livro é direcionado para alunos de graduação em cursos de computação que têm forte ênfase em software, nos primeiros ciclos dos cursos, embora conhecimentos mínimos em programação de nível alto e circuitos lógicos básicos sejam necessários. Um subconjunto de instruções do MIPS é utilizado com simuladores específicos para dar maior portabilidade ao estudante que passa a não depender de uma plataforma física específica.pt_BR


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