dc.creator | Netto, Eduardo Braúlio | |
dc.date.accessioned | 2017-05-23T15:26:08Z | |
dc.date.available | 2017-05-23T15:26:08Z | |
dc.date.issued | 2005-11-10 | |
dc.identifier.isbn | 85-89571-06-8 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/982 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura de computadores | pt_BR |
dc.subject | Organização de computadores | pt_BR |
dc.subject | Assembly | pt_BR |
dc.subject | Linguagem de montagem | pt_BR |
dc.subject | Linguagem de máquina | pt_BR |
dc.title | Arquitetura de computadores: a visão do software | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Reitoria | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | A Arquitetura é a arte de determinar as necessidades de um usuário e então projetar uma estrutura para satisfazer estas necessidades tão efetivamente quanto possível, dentro de restrições econômicas e tecnológicas. A arquitetura deve incluir considerações da engenharia, de tal sorte que o projeto seja econômico e realizável; mas a ênfase da arquitetura está nas necessidades do usuário, enquanto a ênfase da engenharia está nas necessidades do fabricante.
A Arquitetura de Computadores é entendida como a visão que um desenvolvedor tem de uma máquina quando programa em sua linguagem de montagem. É preciso, entretanto, conhecer as partes funcionais do computador e suas interligações de modo que se possa extrair o máximo de desempenho. Mas é a visão do usuário que prevalece.
Nesta obra a ênfase na visão do software traz à tona uma abordagem simplista para os meandros dos componentes e procura municiar o leitor com uma abstração da máquina suficiente para que o mesmo possa aprender a programar em linguagem de montagem.
A plataforma computacional envolvida compreende, dentro de um modelo de Von Neumann, um processador MIPS simplificado e um sistema de memórias hipotético tradicional. O modelo de entrada e saída também busca enfatizar a visão do software.
Este livro é direcionado para alunos de graduação em cursos de computação que têm forte ênfase em software, nos primeiros ciclos dos cursos, embora conhecimentos mínimos em programação de nível alto e circuitos lógicos básicos sejam necessários. Um subconjunto de instruções do MIPS é utilizado com simuladores específicos para dar maior portabilidade ao estudante que passa a não depender de uma plataforma física específica. | pt_BR |