dc.creator | Tavares, Otávio Augusto de Araújo | |
dc.creator | Biella, Jaime | |
dc.creator | Cabral, Maria do Rosário da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-05-08T13:26:10Z | |
dc.date.available | 2017-05-08T13:26:10Z | |
dc.date.issued | 2-12-01 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-8333-270-1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/980 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação secundária | pt_BR |
dc.subject | Competências laborais | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes e desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Certificação de competências | pt_BR |
dc.subject | Currículo – Princípios norteadores | pt_BR |
dc.title | Projeto hemisférico: gestão e certificação escolar para formação e credenciamento de competências laborais e básicas no segundo ciclo da educação secundária | pt_BR |
dc.title.alternative | | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Reitoria | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho se constitui numa das partes integrantes de uma série de estudos que vêm sendo realizados com o propósito de contribuir com o aperfeiçoamento e/ou a implantação de sistemas de certificação de competências laborais e chaves integrado com um modelo pedagógico e de gestão escolar que garanta o desenvolvimento das competências básicas. O trabalho dimensiona o currículo em seus diferentes aspectos para que seja possível operacionalizar uma proposta referencial de certificação de competências laborais e chaves, bem como uma posterior inclusão no sistema formal de educação. | pt_BR |