dc.creator | Soares, Gilvana Galeno | |
dc.date.accessioned | 2017-02-10T17:53:25Z | |
dc.date.available | 2016-10-14 | |
dc.date.available | 2017-02-10T17:53:25Z | |
dc.date.issued | 2015-03-30 | |
dc.identifier.citation | SOARES, Gilvana Galeno. A atuação dos núcleos de apoio às pessoas com necessidades educacionais
especiais no IFRN. 2015. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/916 | |
dc.description.abstract | The aim of this study was to evaluate the reality of the Service Centers for People
with Special Educational Needs (NAPNEs) implanted at Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) through a
Professional Education Program in Technology for People with Special Educational
Needs (TEC NEP Program). To reach the proposal we opted for an exploratory
research with a qualitative approach characterized as a field of study. Data were
obtained from questionnaires answered by thirteen (13) NAPNEs coordinators of
different IFRN campuses and examined using content analysis. The survey results
show that the creation of the TEC NEP program was an important step for inclusion
policies in IFRN. However, difficulties were also identified by participants as
coordinators: lack of physical infrastructure, human and material resources and
financial matters, among others, as barriers to implementation and performance of
NAPNEs. Keywords: TEC NEP Program, Professional Education, Inclusion, People
with disabilities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa TEC NEP | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.title | A atuação dos núcleos de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais no IFRN | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6422005123518036 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6848746516562543 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6848746516562543 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moreira, Laura Ceretta | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6955080467665137 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Martins, Lúcia de Araújo | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4028503466396532 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo avaliar a realidade em que se encontram os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), implantados no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) através do Programa de Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Programa TEC NEP). Para alcance da meta proposta, optou -se por uma pesquisa exploratória, com uma abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de campo. Os dados foram obtidos a partir de informações coletadas em questionários respondidos por treze coordenadores de NAPNEs de diferentes campi do IFRN e tratadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstram
que a criação do Programa TEC NEP significou um grande avanço para as políticas de inclusão no IFRN. No entanto, dificuldades também foram apontadas pelos coordenadores participantes, como: falta de estrutura física, de recursos materiais e humanos e de ordem financeira, dentre outras, as quais foram barreiras à implementação e atuação dos NAPNEs. | pt_BR |