Mostrar registro simples

dc.creatorSoares, Gilvana Galeno
dc.date.accessioned2017-02-10T17:53:25Z
dc.date.available2016-10-14
dc.date.available2017-02-10T17:53:25Z
dc.date.issued2015-03-30
dc.identifier.citationSOARES, Gilvana Galeno. A atuação dos núcleos de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais no IFRN. 2015. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/916
dc.description.abstractThe aim of this study was to evaluate the reality of the Service Centers for People with Special Educational Needs (NAPNEs) implanted at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) through a Professional Education Program in Technology for People with Special Educational Needs (TEC NEP Program). To reach the proposal we opted for an exploratory research with a qualitative approach characterized as a field of study. Data were obtained from questionnaires answered by thirteen (13) NAPNEs coordinators of different IFRN campuses and examined using content analysis. The survey results show that the creation of the TEC NEP program was an important step for inclusion policies in IFRN. However, difficulties were also identified by participants as coordinators: lack of physical infrastructure, human and material resources and financial matters, among others, as barriers to implementation and performance of NAPNEs. Keywords: TEC NEP Program, Professional Education, Inclusion, People with disabilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma TEC NEPpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.titleA atuação dos núcleos de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais no IFRNpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6422005123518036pt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6848746516562543pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6848746516562543pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira, Laura Ceretta
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6955080467665137pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Lúcia de Araújo
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028503466396532pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo avaliar a realidade em que se encontram os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), implantados no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) através do Programa de Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Programa TEC NEP). Para alcance da meta proposta, optou -se por uma pesquisa exploratória, com uma abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de campo. Os dados foram obtidos a partir de informações coletadas em questionários respondidos por treze coordenadores de NAPNEs de diferentes campi do IFRN e tratadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstram que a criação do Programa TEC NEP significou um grande avanço para as políticas de inclusão no IFRN. No entanto, dificuldades também foram apontadas pelos coordenadores participantes, como: falta de estrutura física, de recursos materiais e humanos e de ordem financeira, dentre outras, as quais foram barreiras à implementação e atuação dos NAPNEs.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples