Mostrar registro simples

dc.creatorMaia, Deliany Vieira de Alencar
dc.date.accessioned2016-08-20T20:21:29Z
dc.date.available2016
dc.date.available2016-08-20T20:21:29Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationMAIA, Deliany Vieira de Alencar. Reservas de cargos e empregos públicos a pessoas com deficiência: instituições federia de ensino no RN. Natal: IFRN, 2015.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8333-210-7pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/884
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmprego público – Deficiente físico – Brasil. Direito das pessoas com deficiência. Cargo público – Brasil. Direito ao trabalho – Deficiente físico.pt_BR
dc.titleReserva de cargos e empregos públicos a pessoas com deficiência: instituições federais de ensino no RNpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoCom foco na necessidade de efetivação dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência, a presente obra analisa o grau de efetivação da reserva de cargos e empregos públicos a pessoas com deficiência no Estado brasileiro, uma vez que a Constituição Federal de 1988 expressamente determinou tal reserva em seu art. 37, VIII. Ressalte-se que a redação dada ao dispositivo constitucional vem fomentando acirradas discussões sobre a matéria, que estão desaguando nas portas do Poder Judiciário e encontram-se apimentadas pelo fato do microssistema de proteção a tal grupo vulnerável possuir várias lacunas na regulamentação dessa política. Nesse contexto, esta obra, partindo do sistema jurídico internacional e perpassando pela legislação brasileira aplicada à espécie, aborda a efetivação do direito fundamental ao trabalho das pessoas com deficiência no Brasil, à luz de um Estado Constitucional, propondo um modelo constitucionalmente adequado à maior eficácia da norma constitucional estudada, pautando-se, para tanto, numa análise bibliográfica, acrescida de um estudo jurisprudencial, em âmbito nacional, assim como em estudo de casos, centrado na experiências das Instituições Federais de Ensino existentes no Estado do Rio Grande do Norte.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples