Sentir a dança ou quando o corpo se põe a dancar...
dc.creator | Nóbrega, Terezinha | |
dc.date.accessioned | 2016-03-30T12:39:57Z | |
dc.date.available | 2016-03-28 | |
dc.date.available | 2016-03-30T12:39:57Z | |
dc.date.issued | 2015-11-22 | |
dc.identifier.isbn | ISBN 978-85-8333-125-4 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/790 | |
dc.description | AGRADECIMENTOS 9 PREFÁCIO - MERLEAU-PONTY TRANSGRESSIVO E CONTEMPORÂNEO 11 PRÉFACE - MERLEAU-PONTY TRANSGRESSIF ET CONTEMPORAIN 24 PRÓLOGO 39 CENÁRIOS 41 COREOGRAFIA 1 - DO CORPO E DA EXPRESSÃO 53 MOVIMENTOS DO PENSAMENTO 55 O CORPO ESTESIOLÓGICO 72 LINGUAGEM E EXPRESSÃO 102 CARTOGRAFIAS DO CORPO EM MOVIMENTO NA DANÇA 121 COREOGRAFIA 2 - DA ENERGIA DO MOVIMENTO QUE SE FAZ DANÇA 141 UMA ESTÉTICA DAS MANIPULAÇÕES 143 O CORPO MECÂNICO E A DANÇA DE SCHELEMMER 165 O CORPO EM MOVIMENTO NO ESPAÇO DE LABAN 181 COREOGRAFIA 3 - DA EXPRESSÃO DO CORPO À EMERSÃO SENSORIAL 197 FIGURAS EXPRESSIVAS NA DANÇA CONTEMPORÂNEA 199 A REINVENÇÃO DA CORPOREIDADE NAS OBRAS DE PINA BAUSCH E MAGUY MARIN 213 DANÇA, PERFORMANCE E IMPROVISAÇÃO NAS OBRAS DE HÉLIO OITICICA E ANNE HALPRIN 248 EMERSIOLOGIA, ARTES IMERSIVAS E ECOCOREOGRAFIAS 273 EPÍLOGO 284 DOSSIÊ 293 OS ESCRITORES EM PESSOA 293 A DESCOBERTA DA HISTÓRIA 313 A FILOSOFIA DA EXISTÊNCIA 317 REFERÊNCIAS 337 CADERNO DE IMAGENS 349 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Filosofia do corpo | pt_BR |
dc.subject | Arte do movimento | pt_BR |
dc.subject | Expressão corporal | pt_BR |
dc.subject | Coreografia sensorial | pt_BR |
dc.title | Sentir a dança ou quando o corpo se põe a dancar... | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Reitoria | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.description.resumo | O que a dança nos dá a ver, a sentir, a pensar? A questão convida a entrar na dança para sentir o corpo, para habitar o espaço e o tempo por meio do gesto poético, das sensações e da estesia do movimento. Ensaiar ligações do corpo estesiológico e da expressão em dança contemporânea, cartografando experiências coreagráficas e perfomances que transformam nossa percepção e compreensão do corpo, do movimento e da estética da dança. O livro apresenta uma circulação de sentidos entre as noções de corpo estesiológico e de expressão, uma estética das manipulações e da energia do movimento que se faz dança, a reinvenção da corporeidade emo bras de artistas como Pina Bausch, Maguy Marin, Jérome Bel, Anne Halprin, Hélio Oiticica, entre outros que compõe essa cartografia da dança contemporânea e essa filosofia performativa do corpo | pt_BR |