dc.creator | Assis, Michelle | |
dc.date.accessioned | 2016-02-18T11:36:26Z | |
dc.date.available | 2016-02-20 | |
dc.date.available | 2016-02-18T11:36:26Z | |
dc.date.issued | 2015-08-26 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/751 | |
dc.description.abstract | This study reports recommendations for a tactile and graphic wayfinding system aiming to offer more orientability and mobility for visually impaired people (blindness and low vision) at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Parnamirim Campus. It was necessary to focus on visual impaired people and approach concepts like orientation and accessibility at the built environment. In order to provide the comprehension of a complex social phenomenon and preserve the meaningful characteristics of the events, this research has developed a single case study in which elements of Post Occupation Evaluation have been used. Its purpose was to allow not only a technical analysis, but also the user perception about the space in use. The chosen tool to collect the user’s opinions and considerations was the Walk Together Method. The collected and analyzed information has demonstrated that, although Parnamirim Campus has implemented some interventions in relation to the spatial accessibility, they are still not enough to create an environment which arranges safety and autonomy for the visual impaired people and the other ones who attend there. This study suggests that it happened because the engineering interventions at the Campus have been based on Brazilian technical standards NBR 9050:2004, which is proper for the physical impaired people, but it does not offer enough information to respond to all the specific needs demanded by all the classifications of visual impairment. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Deficiente visual | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | NBR 9050 | pt_BR |
dc.title | Recomendações para um sistema de sinalização tátil a partir de abordagens ergonômicas e da percepção do deficiente visual para o campus Parnamirim do IFRN | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8646643751710976 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Verônica | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8960191930753414 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Veronica | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8960191930753414 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rosa, José | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7686896980904000 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Bessa, Olavo | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0502404503486676 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Trícia, Ramalho | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4315619665111241 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Parnamirim | pt_BR |
dc.publisher.program | Outro | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado profissional em design | pt_BR |
dc.publisher.program | Outro | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | | |
dc.identifier.doi | Deficiente visual. Acessibilidade. NBR 9050. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta recomendações para um sistema de sinalização tátil e gráfico, visando proporcionar uma maior orientabilidade e mobilidade para deficientes visuais (cegos e baixa visão) no ambiente escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Parnamirim. Durante a sua realização, foi necessário focar no deficiente visual e abordar conceitos como orientação e acessibilidade no ambiente construído. Para possibilitar a compreensão de fenômenos sociais complexos e preservar as características significativas dos eventos, esta pesquisa realizou um estudo de caso único na qual foram utilizados elementos da Avaliação Pós-Ocupação, com o intuito de permitir não apenas a análise técnica, mas também a percepção do usuário do espaço enquanto em uso. A ferramenta adotada para coletar as opiniões e considerações do usuário foi a técnica dos Passeios Acompanhados. As informações coletadas e analisadas demonstraram que, embora o Campus Parnamirim do IFRN tenha realizado algumas intervenções, com relação à acessibilidade espacial de seus frequentadores, elas ainda são insuficientes para torná-lo um ambiente que forneça segurança e autonomia não apenas aos deficientes visuais, mas para todos os demais frequentadores do espaço. Este estudo sugere que isso aconteceu porque as intervenções realizadas pelo setor de engenharia do Campus tiveram como base a norma técnica brasileira de acessibilidade, NBR 9050, e esta, por sua vez, não disponibiliza informações suficientes para atender a todos as especificidades da variedade das deficiências, sendo muito adequada ao deficiente físico ou a pessoa com mobilidade reduzida mas, não ao deficiente visual, por exemplo. | pt_BR |