Mostrar registro simples

dc.creatorAssis, Michelle
dc.date.accessioned2016-02-18T11:36:26Z
dc.date.available2016-02-20
dc.date.available2016-02-18T11:36:26Z
dc.date.issued2015-08-26
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/751
dc.description.abstractThis study reports recommendations for a tactile and graphic wayfinding system aiming to offer more orientability and mobility for visually impaired people (blindness and low vision) at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Parnamirim Campus. It was necessary to focus on visual impaired people and approach concepts like orientation and accessibility at the built environment. In order to provide the comprehension of a complex social phenomenon and preserve the meaningful characteristics of the events, this research has developed a single case study in which elements of Post Occupation Evaluation have been used. Its purpose was to allow not only a technical analysis, but also the user perception about the space in use. The chosen tool to collect the user’s opinions and considerations was the Walk Together Method. The collected and analyzed information has demonstrated that, although Parnamirim Campus has implemented some interventions in relation to the spatial accessibility, they are still not enough to create an environment which arranges safety and autonomy for the visual impaired people and the other ones who attend there. This study suggests that it happened because the engineering interventions at the Campus have been based on Brazilian technical standards NBR 9050:2004, which is proper for the physical impaired people, but it does not offer enough information to respond to all the specific needs demanded by all the classifications of visual impairment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiente visualpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectNBR 9050pt_BR
dc.titleRecomendações para um sistema de sinalização tátil a partir de abordagens ergonômicas e da percepção do deficiente visual para o campus Parnamirim do IFRNpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646643751710976pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Verônica
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8960191930753414pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Veronica
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8960191930753414pt_BR
dc.contributor.referee2Rosa, José
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7686896980904000pt_BR
dc.contributor.referee3Bessa, Olavo
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0502404503486676pt_BR
dc.contributor.referee4Trícia, Ramalho
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315619665111241pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentParnamirimpt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.programMestrado profissional em designpt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.audience.educationLevel
dc.identifier.doiDeficiente visual. Acessibilidade. NBR 9050.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta recomendações para um sistema de sinalização tátil e gráfico, visando proporcionar uma maior orientabilidade e mobilidade para deficientes visuais (cegos e baixa visão) no ambiente escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Parnamirim. Durante a sua realização, foi necessário focar no deficiente visual e abordar conceitos como orientação e acessibilidade no ambiente construído. Para possibilitar a compreensão de fenômenos sociais complexos e preservar as características significativas dos eventos, esta pesquisa realizou um estudo de caso único na qual foram utilizados elementos da Avaliação Pós-Ocupação, com o intuito de permitir não apenas a análise técnica, mas também a percepção do usuário do espaço enquanto em uso. A ferramenta adotada para coletar as opiniões e considerações do usuário foi a técnica dos Passeios Acompanhados. As informações coletadas e analisadas demonstraram que, embora o Campus Parnamirim do IFRN tenha realizado algumas intervenções, com relação à acessibilidade espacial de seus frequentadores, elas ainda são insuficientes para torná-lo um ambiente que forneça segurança e autonomia não apenas aos deficientes visuais, mas para todos os demais frequentadores do espaço. Este estudo sugere que isso aconteceu porque as intervenções realizadas pelo setor de engenharia do Campus tiveram como base a norma técnica brasileira de acessibilidade, NBR 9050, e esta, por sua vez, não disponibiliza informações suficientes para atender a todos as especificidades da variedade das deficiências, sendo muito adequada ao deficiente físico ou a pessoa com mobilidade reduzida mas, não ao deficiente visual, por exemplo.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples