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dc.creatorTavares, Cícero Filho
dc.date.accessioned2016-01-15T19:35:51Z
dc.date.available2016-01-15
dc.date.available2016-01-15T19:35:51Z
dc.date.issued2015-01-16
dc.identifier.citationTAVARES, Cicero Filho; JUAN IRENEO BARRETO ASCONA. Acessibilidade física, nos espaços e mobiliários da biblioteca nísia floresta brasileira augusta do ifrn - campus parnamirim, voltada para os usuários com deficiência física. Assunção, PY: 2015. 194 f. il. Trabalho de conclusão do mestrado em ciências da educação - Universidade Americana, PY.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/429
dc.description.abstractPresenta la accesibilidad física de la Biblioteca Nísia floresta Brasileira Augusta del Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), en la unidad del Campus Parnamirim, objetiva analizar las barreras arquitectónicas que obstaculizan el acceso de personas con discapacidad física a las instalaciones y mobiliarios de esa unidad de información y se propone la adecuación, si necesario. Para ello, se realizaron diversas actividades, como: investigación literaria, documental y estudios de las leyes y normas sobre accesibilidad vigentes en el país, así como, análisis del PPP y PDI del IFRN. Se elaboró un guión de análisis con componentes de accesibilidad, con el trayecto del aparcamiento hasta la Biblioteca, donde se realizó el estudio del caso, registrando barreras arquitectónicas y la falta de adecuación, conforme el registro y análisis de las fotos, siguiendo el guión de observación. Aunque la accesibilidad sea un derecho garantizado por la legislación nacional e internacional, la mayor parte de los entornos de las escuelas, universidades, unidades de enseñanza y sobre todo, las bibliotecas carecen de recursos e infraestructura adecuada para recibir democráticamente todos los usuarios. Inclusión educativa ha de cumplirse. Llegamos a la conclusión que es de fundamental importancia que la Accesibilidad empiece en los proyectos arquitectónicos y que en su desarrollo, se tenga en cuenta la NBR de Accesibilidad 9050/2004, Diseño Universal y la NR 17 que se ocupa de los aspectos ergonómicos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPessoas com deficiência física.
dc.subjectBiblioteca
dc.subjectDesenho universal
dc.subjectInclusão educacional
dc.titleAcessibilidade física, nos espaços e mobiliário da Biblioteca Nísia Floresta Brasileia Augusta do IFRN - Campus Parnamirim, voltada para os usuários com deficiência física.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499417423669201pt_BR
dc.contributor.advisor1Ascona, Juan Ireneo Barreto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499417423669201pt_BR
dc.contributor.referee1Estigarribia, Ricardo
dc.contributor.referee2Canese, Valentina
dc.contributor.referee3Aquino, Crispin
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentParnamirimpt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ciências da Educaçãopt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoApresenta a Acessibilidade física da Biblioteca Nísia Floresta Brasileira Augusta do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na unidade do Campus Parnamirim. Objetiva analisar as barreiras arquitetônicas que dificultam o acesso de pessoas com deficiência física às instalações e mobiliários dessa unidade de formação e sugerir adequação, caso seja necessário. Para a concretização dessa proposta foram realizadas diversas atividades, como pesquisa bibliográfica, documental e estudo das leis e normas sobre Acessibilidade vigentes no país, como também análise do PPP e PDI do IFRN. Foi construído um roteiro de observação com componentes de Acessibilidade, perfazendo o percurso do estacionamento até a Biblioteca onde foi realizado o estudo de caso, registrando barreiras arquitetônicas e falta de adequação conforme o registro e a análise das fotos, seguindo o roteiro de observação. Embora a tão desejada Acessibilidade seja um direito assegurado pela legislação nacional e internacional, boa parte dos ambientes de escolas, universidades, unidades de ensino e precisamente as bibliotecas não possuem os recursos e estrutura adequado para receber de forma democrática todos os usuários. A inclusão educacional é para ser cumprida. Conclui-se que é de fundamental importância que a Acessibilidade comece nos projetos arquitetônicos e que, em sua elaboração, sejam levados em consideração a NBR de Acessibilidade 9050/2004, Desenho Universal e a NR 17 que trata dos aspectos ergonômicos.pt_BR


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