dc.creator | Alves, Gislene de Araújo | |
dc.date.accessioned | 2016-01-03T20:29:03Z | |
dc.date.available | 2015-12-20 | |
dc.date.available | 2016-01-03T20:29:03Z | |
dc.date.issued | 2015-12-20 | |
dc.identifier.issn | 2318-7379 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/417 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB e III Encontro de Formação de Professores da educação Básica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Mais Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Musical | pt_BR |
dc.title | Programa mais educação: concepções e a construção de saberes dos licenciados em música na cidade de Natal/RN | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ceará-Mirim | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.citation.volume | 1 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo traz alguns apontamentos e reflexões sobre o ensino de música no
Programa Mais Educação na cidade de Natal/RN, por considerá-lo um espaço que possibilita a
prática docente de licenciandos em música. A coleta de dados foi realizada através de entrevista
semiestruturada, contando com a participação de dez monitores atuantes no programa Mais
Educação nas escolas públicas da cidade de Natal/RN. Os relatos mostram uma diversidade de
concepções dos licenciandos com relação a própria formação e atuação profissional nesses
espaços de ensino e traz algumas reflexões sobre suas trajetórias de vida na construção da
identidade profissional docente. Observa-se uma ampla diversidade de ensino de música através
das oficinas oferecidas nas escolas, assim como as estratégias de ensino desses monitores
durante a prática profissional. Conclui-se que é de extrema importância fortalecer a formação
inicial e ou continuada para se trabalhar com música na escola e em seus diversos contextos,
seja em projetos ou em ambientes formais e não formais de ensino, além de considerar o
Programa Mais Educação como mais um espaço para a prática de ensino dos futuros professores
de música. | pt_BR |