dc.creator | Oliveira, João Paulo de | |
dc.creator | Cavalcante, Ilane Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2015-12-23T19:12:09Z | |
dc.date.available | 2015-12-23 | |
dc.date.available | 2015-12-23T19:12:09Z | |
dc.date.issued | 2014-09 | |
dc.identifier.issn | 978-989-704-188-4 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/408 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | ATAS DO XII CONGRESSO DA SPCE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | globalização, educação profissional e tecnológica, sociedade | pt_BR |
dc.title | As implicações dos processos de globalização na Educação Profissional e Tecnológica Brasileira | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Mossoró | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Os processos de globalização hegemônicos e contra-hegemônicos trazem em sua essência fortes
implicações para a educação profissional e tecnológica (EPT) brasileira. Nessa perspectiva, o presente
trabalho tem como objetivo discuti-los e analisar suas relações com a educação profissional e
tecnológica em uma perspectiva de transformação da sociedade. Para tanto, realizamos uma pesquisa
bibliográfica, fundamentada em Boaventura Santos (2002), Milton Santos (2011), Magalhães (2004),
Marx e Engels (1998) e Gadotti (2003). Observamos que a EPT pode funcionar como um forte
instrumento de transformação e libertação das classes dominadas, ao atuar na perspectiva da
globalização contra-hegemônica. | pt_BR |