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dc.creatorCacho, Mylenna Vieira
dc.date.accessioned2015-11-28T01:30:10Z
dc.date.available2014
dc.date.available2015-11-28T01:30:10Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationO ensino médio integrado à educação profissional expressa uma concepção de formação humana, com base na integração de todas as dimensões da vida no processo educativo (2007). A formação integrada, segundo Ciavatta (2005), ocorre quando a educação geral se torna parte inseparável da educação profissional em todos os campos onde se dá a preparação para o trabalho. Nessa perspectiva, a formação de seres críticos e cidadãos perpassa pelas disciplinas técnicas e propedêuticas, visto que somos seres históricos-sociais que atuam no mundo concreto para satisfazerem suas necessidades subjetivas e sociais, produzindo conhecimentos.pt_BR
dc.identifier.issn2358-8829pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/391
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofI Congresso Nacional de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissional. Ensino médio integrado. Produção textual.pt_BR
dc.titleA produção textual significativa no ensino médio integrado à educação profissional no IFRNpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.citation.issuept_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar a experiência interdisciplinar, que despertou uma participação crítico por parte do discentes em sua formação e em sua realidade social, realizada entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia. Os professores dessas disciplinas, diante da falta de interesse em leituras e em produções textuais apresentadas pelos alunos do primeiro ano do Curso Técnico Integrado de Química do IFRN – Campus Macau, ingresso 2013.1, repensaram suas práticas e elaboraram um projeto, intitulado “Entre letras e lugares”, de valorização do espaço vivido, lócus de concepção e percepção da realidade por parte dos discentes, em busca de uma (re)significação da leitura e da escrita. Para isso, discutiram com os alunos o gênero crônica e conceitos de espaço, ambiente e paisagem, solicitando-os uma produção textual cujas ações acontecem no lugar onde vivem e tomando o mesmo como referência. As crônicas foram expostas numa coletânea e identificou-se um fortalecimento de pertencimento e de identidade.pt_BR


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