dc.creator | Cacho, Mylenna Vieira | |
dc.date.accessioned | 2015-11-28T01:30:10Z | |
dc.date.available | 2014 | |
dc.date.available | 2015-11-28T01:30:10Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | O ensino médio integrado à educação profissional expressa uma concepção de
formação humana, com base na integração de todas as dimensões da vida no
processo educativo (2007). A formação integrada, segundo Ciavatta (2005), ocorre
quando a educação geral se torna parte inseparável da educação profissional em
todos os campos onde se dá a preparação para o trabalho. Nessa perspectiva, a
formação de seres críticos e cidadãos perpassa pelas disciplinas técnicas e
propedêuticas, visto que somos seres históricos-sociais que atuam no mundo
concreto para satisfazerem suas necessidades subjetivas e sociais, produzindo
conhecimentos. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-8829 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/391 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | I Congresso Nacional de Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional. Ensino médio integrado. Produção textual. | pt_BR |
dc.title | A produção textual significativa no ensino médio integrado à educação profissional no IFRN | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Santa Cruz | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.citation.issue | | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência interdisciplinar, que despertou uma participação crítico por parte do discentes em sua formação e em sua realidade social, realizada entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia. Os professores dessas disciplinas, diante da falta de interesse em leituras e em produções textuais apresentadas pelos alunos do primeiro ano do Curso Técnico Integrado de Química do IFRN – Campus Macau, ingresso 2013.1, repensaram suas práticas e elaboraram um projeto, intitulado “Entre letras e lugares”, de valorização do espaço vivido, lócus de concepção e percepção da realidade por parte dos discentes, em busca de uma (re)significação da leitura e da escrita. Para isso, discutiram com os alunos o gênero crônica e conceitos de espaço, ambiente e paisagem, solicitando-os uma produção textual cujas ações acontecem no lugar onde vivem e tomando o mesmo como referência. As crônicas foram expostas numa coletânea e identificou-se um fortalecimento de pertencimento e de identidade. | pt_BR |