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dc.creatorde Macêdo, Zildalte Ramos
dc.date.accessioned2015-11-17T13:08:08Z
dc.date.available2015-11-17T13:08:08Z
dc.date.issued2015-11-12
dc.identifier.isbn978-85-8333-111-7pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/364
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectTeatro de mamulengos - RNpt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectMamulengos - Indústria cultural.pt_BR
dc.title"Show de mamulengos" de Heraldo Lins: construções e transformações de um espetáculo na cultura popular pt_BR
dc.title.alternativeConstruções e transformações de um espetáculo na cultura popularpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO que é teatro de mamulengos? Como se dá a sua construção? Ele é o mesmo ontem e hoje? A autora analisa este tipo de expressão da cultura popular que têm sua trajetória marcada por construções e transformações tanto em suas representações simbólicas como em seus personagens e performances. Na cidade do Natal, RN, existe um mamulengueiro chamado Heraldo Lins que mantêm o seu teatro de mamulengos em atividade desde o ano de 1992 possui o seu próprio olhar sobre o que produz e como produz, procura ajustar as suas apresentações ao contexto social e ao mercado, tematiza a pedido do contratante, sistematiza a construção das passagens e falas dos bonecos. Este livro é fruto de uma pesquisa desenvolvida pela autora durante a realização de seu mestrado em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de 2012 a 2014, onde procurou estudar o processo de construção do “Show de Mamulengos” de Heraldo Lins, sobretudo como as transformações ocorrem. Foi constatado que ele opta pela dissolvição de valores simbólicos presentes no teatro de mamulengos tradicional em prol de uma adaptação à modernidade, se colocando entre o teatro tradicional de mamulengos e a indústria cultural. O trabalho de campo foi realizado através de um recorte metodológico que privilegiou a observação participante, entrevistas e o registro sonoro-visual.pt_BR


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