| dc.creator | Lima, Ana Cristina Pereira | |
| dc.creator | Silva, José Aldo Ribeiro da | |
| dc.creator | Alves, Sandra Maria Campos | |
| dc.date.accessioned | 2025-03-22T00:28:22Z | |
| dc.date.available | 2025-03-21 | |
| dc.date.available | 2025-03-22T00:28:22Z | |
| dc.date.issued | 2025-03-21 | |
| dc.identifier.isbn | 978-85-54885-36-6 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2840 | |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Política educacional | pt_BR |
| dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
| dc.subject | Educação intercultural | pt_BR |
| dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
| dc.title | Educação intercultural e do campo: saberes, experiências e perspectivas | pt_BR |
| dc.type | Livro | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
| dc.description.resumo | A educação intercultural e do campo exige um profundo entendimento das realidades políticas, culturais, econômicas e sociais que inflexionam o processo educativo. O reconhecimento da pluralidade de sujeitos e das variadas formas de ser e estar no mundo fundamenta a perspectiva intercultural e identitária, na qual a educação tem dimensão holística e não fragmentada. Nesse sentido, importa pensar nas demandas por educação intercultural e do campo em estreita colaboração com os movimentos sociais e comunidades tradicionais que lutam pela terra como território de sobrevivência, manutenção e preservação de vidas complexas. Assim, emergem reflexões que priorizam as identidades coletivas, as conexões entre as formas compartilhadas de entender o território e as dinâmicas da contemporaneidade, além dos esforços de erguer práticas educativas emancipatórias e resilientes, abraçando cosmovisões solidárias à terra que nos sustenta e à diversidade que nos define enquanto humanidade e singularidades. | pt_BR |