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dc.creatorPereira, Dayveson Noberto da Costa
dc.date.accessioned2025-02-20T21:46:47Z
dc.date.available2024-12-30
dc.date.available2025-02-20T21:46:47Z
dc.date.issued2024-12-30
dc.identifier.isbn978-85-8333-332-6pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2746
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.titleLetramento e educação escolar indígenapt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCeará-Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoMuitos desafios são enfrentados, cotidianamente, pelos povos indígenas brasileiros em suas comunidades. No âmbito da educação escolar, em especial, um dos maiores problemas consiste na interferência do currículo hegemônico – reproduzido largamente entre as instituições de ensino em todo o país – nas práticas pedagógicas de professores e alunos indígenas. Na contramão da homogeneidade e da inflexibilidade curricular, este livro tem a pretensão de discorrer sobre as relações possíveis entre letramento e educação escolar indígena, partindo, para tanto, de uma experiência na comunidade Amarelão, localizada na cidade de João Câmara, Rio Grande do Norte. Essa experiência, que contou com alunos e professores da etnia Potiguara, deu-se por meio do projeto de letramento “NhandeSa'yjuasu”, no qual práticas de leitura e escrita foram mobilizadas em uma perspectiva descolonial, a fim de reafirmar a identidade étnica de seus participantes bem como contornar problemas locais.pt_BR


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