Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Alana Driziê Gonzatti dos
dc.date.accessioned2025-01-15T18:00:59Z
dc.date.available2024-12-30
dc.date.available2025-01-15T18:00:59Z
dc.date.issued2024-12-30
dc.identifier.isbn978-85-8333-334-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2704
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLetramento comunitáriopt_BR
dc.titleProjeto de letramento comunitáriopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLinguística Aplicadapt_BR
dc.description.resumoEsta obra parte do princípio de que discussões acerca de engajamento, empoderamento e transformação nas esferas familiar, comunitária e escolar via linguagem se fazem necessárias na conjuntura atual, em que políticas linguísticas com esse fim, no Brasil, são urgentes. A discussão parte do desenvolvimento de um projeto de letramento comunitário, durante um ano letivo, com colaboradores da equipe escolar, alunos de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, familiares e agentes externos, efetuando ações de leitura, fala e escrita que possibilitassem o engajamento escola-família-comunidade, registradas no recurso online intitulado “Nova(s) Descoberta(s) do nosso bairro: famílias, memórias e histórias”. A partir das discussões empreendidas, saberes não tradicionalmente disponibilizados no espaço escolar foram mobilizados via linguagem, focalizando nos interesses dos sujeitos e na valorização da cultura local, o que contribui para a compreensão crítica do ambiente em estudo e para a criação de novas relações entre professor, pesquisador, aluno, família e comunidade.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples