dc.description.resumo | Esta obra parte do princípio de que discussões acerca de engajamento, empoderamento e transformação nas esferas familiar, comunitária e escolar via linguagem se fazem necessárias na conjuntura atual, em que políticas linguísticas com esse fim, no Brasil, são urgentes. A discussão parte do desenvolvimento de um projeto de letramento comunitário, durante um ano letivo, com colaboradores da equipe escolar, alunos de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, familiares e agentes externos, efetuando ações de leitura, fala e escrita que possibilitassem o engajamento escola-família-comunidade, registradas no recurso online intitulado “Nova(s) Descoberta(s) do nosso bairro: famílias, memórias e histórias”. A partir das discussões empreendidas, saberes não tradicionalmente disponibilizados no espaço escolar foram mobilizados via linguagem, focalizando nos interesses dos sujeitos e na valorização da cultura local, o que contribui para a compreensão crítica do ambiente em estudo e para a criação de novas relações entre professor, pesquisador, aluno, família e comunidade. | pt_BR |